sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Cidade / TG promove campanha para doação de no dia 10
Sargento Lenildo Pereira da Silva

TG promove campanha para doação de no dia 10

Profissionais da Hemocamp virão até o município para administrar o processo

Desde o ano de 2020, o Sargento Lenildo Pereira da Silva, chefe de instrução do TG 02038, busca parcerias para iniciar uma campanha de doação de sangue no município, que há tempos não tem mais um hemocentro disponível. Este ano, o Tiro de Guerra, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, conseguiu executar a proposta, que terá a presença de profissionais do Hemocentro de Campinas para fazer a coleta das bolsas de sangue.

O cadastro de doadores já começou a ser feito, e a coleta acontecerá em um único dia – 10 de junho, conforme explicou o Sargento Lenildo nesta semana, em entrevista à Rádio Difusora.

“Logo que cheguei a São José do Rio Pardo para ser o novo instrutor, uma senhora bateu na porta do TG perguntando se tínhamos doadores. Naquele momento ainda não tínhamos os atiradores. Com isso eu resolvi me inteirar melhor sobre a questão de doação de sangue aqui no município. Descobri que infelizmente não temos mais banco de sangue, espero que futuramente possamos reativá-lo. Com a falta de um hemocentro, comecei a me debruçar um pouco nesse embrenhado sobre a doação de sangue, e descobri que existia a possibilidade de uma coleta remota, realizada pela Hemocamp. Então, desde 2020, o Tiro de Guerra vem batalhando para trazer essa equipe remota para cá. Graças a Deus esse ano nós conseguimos. Depois de três anos tivemos essa possiblidade”, contou.  

O sargento explicou que como as bolsas serão todas coletadas pelo Hemocamp, o material será levado para Campinas. “Lá o sangue será distribuído para hospitais e entidades filantrópicas, para a rede pública de saúde”, completou.

Para ser um doador, o munícipe precisa ter entre 18 e 69 anos de idade. Adolescentes a partir de 16 anos também são aceitos, porém é obrigatório o consentimento dos pais ou responsáveis para efetuar a doação.

“Idosos acima de 60 anos, se nunca tiverem doado sangue, infelizmente não poderão doar.  Assim como quem fez tatuagem a menos de seis meses do dia da coleta, também não pode”, acrescentou Lenildo.

Além dos requisitos citados acima, o doador tem que pesar no mínimo 50 quilos. Para quem for doar, não há necessidade de estar em jejum.

“Orientamos que no dia anterior, a pessoa faça uma refeição leve na janta e venha doar o sangue. Se a pessoa for fumante, solicitamos que ela não fume nas duas horas antecedentes a doação e nem duas horas após doar, se não pode ser que tenha alguma complicação. Haverá um médico acompanhando durante todo o processo da doação, desde o início até a saída do último doador”, explicou o sargento.

“Lembrando que o número de pessoas que vão doar, não significa o número de bolsas que vamos coletar”, observou.

A coleta acontecerá no dia 10 de junho, sexta-feira, na sede do Tiro de Guerra, das 9h00 às 12h00, e será aberta ao público.

Todos os interessados em fazer doação de sangue devem ligar para o telefone do Tiro de Guerra (19) 3608-5222, para obter mais orientações e realizar o cadastro.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *