segunda-feira , 1 março 2021
Início / Regionais / Por falta de vacinas, calendário muda e idosos acima de 80 anos serão vacinados em 1º de março
Imagem ilustrativa da Internet

Por falta de vacinas, calendário muda e idosos acima de 80 anos serão vacinados em 1º de março

Na última semana, os idosos com mais de 90 anos e, depois, com mais de 85 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado todo. No entanto, foi anunciado o início da imunização da faixa entre 80 e 84 anos para o dia 1º de março. Esta é a data que, segundo o antigo PEI (Plano Estadual de Imunização), idosos acima de 75 anos já estariam tomando a segunda dose.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o governo estadual aderiu ao PNI (Plano Nacional de Imunização) em janeiro, e o atraso para vacinar os idosos se deve à falta de vacinas. Até agora, foram distribuídas quase 12 milhões de doses pelo país — o bastante para imunizar apenas 6 milhões de pessoas, menos de 3% da população brasileira.

“Marcamos as datas de acordo com a quantidade de vacinas. Não tem vacina. Se conseguirmos, iremos adiantar, como temos feito, mas tudo depende da quantidade de vacina disponível”, disse o secretário estadual da Saúde.

O Ministério da Saúde afirmou em entrevista para a UOL já ter “garantido” 354 milhões de doses, por meio dos acordos com a Fiocruz (212,4 milhões de doses), Butantan (100 milhões de doses) e Covax Facility (42,5 milhões de doses). O órgão não apresentou, no entanto, um calendário de entrega dessas doses. A pasta disse ainda que “firmou memorandos de entendimento” com as fabricantes Pfizer, Jansen, Sinopharm, Bharat e Gamaleya.

Confira também

Prefeitura decretará novo pacote de restrições por 15 dias

Em reunião realizada na noite de ontem, quarta-feira (24), o comitê de enfrentamento à pandemia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *