sábado , 20 abril 2024
Início / Brasil & Mundo / Participação de mulheres no atual governo é uma das menores do mundo

Participação de mulheres no atual governo é uma das menores do mundo

De acordo com uma matéria produzida pelo portal UOL, com apenas duas ministras entre 22 pastas, o governo de Jair Bolsonaro tem um dos piores índices de participação feminina no Executivo entre todos os países do mundo. Na média, a taxa internacional é de 20,7% dos ministérios ocupados por mulheres. No Brasil, o índice é de apenas 9%. Os dados foram publicados nesta terça-feira pela ONU num estudo que é realizado apenas a cada dois anos. O levantamento também ocorre no mesmo momento em que a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, participa, em Nova Iorque, da 63ª Conferência sobre o Status da Mulher. No geral, o Brasil aparece apenas na 149ª colocação e apenas 39 países tem um desempenho abaixo do brasileiro. Bolsonaro, no dia internacional da mulher, chegou a declarar que “pela primeira vez o número de ministros e ministras está equilibrado num governo”. “Cada uma das duas mulheres (ministras), equivale por dez homens”, disse o presidente. Além de Damares, a pasta da Agricultura é comandada por Tereza Cristina. A brincadeira de Bolsonaro não deixou as entidades de direitos humanos satisfeitas. Camila Asano, representante da entidade Conectas, criticou a fala num evento organizado em Genebra:

“Esse deboche mostra a dificuldade de falar do assunto de forma séria”, disse. “Uma representação igualitária em posições do governo é fundamental para que a democracia seja verdadeiramente representativa e efetiva”, afirmou Gabriela Cuevas Barron, presidente da União Inter-Parlamentar.

A baixa presença de mulheres no governo brasileiro vai no sentido contrário à tendência internacional. De acordo com a ONU, a participação de mulheres em postos ministeriais no mundo é o maior já registrada. Em nove países, a taxa supera a marca de 50%, como na Colômbia, Costa Rica, França ou Canadá. No caso da Espanha, a participação feminina é de 64%. “Temos um longo caminho pela frente ainda. Mas o aumento da proporção de ministras é encorajador”, declarou Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora-executiva da UN Woman, a agência da ONU para as mulheres.

O que também chama a atenção é que as pastas comandadas por mulheres são cada vez mais aquelas que, historicamente, estiveram nas mãos de homens. Entre 2017 e 2019, houve um aumento de 30% no número de mulheres que ocupam cargos de ministras de Defesa. Na pasta de finanças, a alta em dois anos foi de 52% e 13% de aumento no cargo de Relações Exteriores. O Brasil de Bolsonaro, porém, vem no lado oposto do ranking e está abaixo do Paquistão, com 12% dos cargos ministeriais nas mãos de mulheres. Na Mauritânia, são 31%, contra 29% nos Emirados Árabes.

Em comparação ao Brasil, os seguintes países também contam com maior representação feminina no governo: Sudão, Camboja, Filipinas, Laos, Síria, Argélia, Gabão, Afeganistão.

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *