sexta-feira , 26 abril 2024
Início / Cidade / Motoristas por aplicativo esperam regulamentação
Plataforma local tem 2500 usuários

Motoristas por aplicativo esperam regulamentação

Empresa criada no ano passado se tornou principal concorrente dos taxistas no mercado do transporte individual

As mudanças de comportamento da sociedade, aliadas às tecnologias têm feito surgir oportunidades nos mais variados segmentos da economia. Na área da mobilidade, por exemplo, o transporte por aplicativo saiu das grandes cidades e migrou para o interior e, nesta onda, profissionais de diferentes áreas acabaram se reinventando para garantir lugar nesta promissora fatia do mercado de trabalho.

A questão chegou a São José do Rio Pardo, por exemplo, com a expansão da Uber. É possível encontrar motoristas do aplicativo em São José, contudo, são poucos, já que é uma plataforma que favorece mais os motoristas autônomos nas grandes cidades.

Em busca de um formato ideal para cidade de médio porte como São José do Rio Pardo, um grupo de motoristas resolveu apostar em um aplicativo menor. Diante da necessidade de trabalhar e das possibilidades do mercado, microempreendedores, aposentados e desempregados se reuniram para criar o aplicativo Top Cars e com ele disputar o mercado do transporte individual no município, que até então era apenas dos taxistas.

Após criar a empresa e arregimentar os parceiros, era preciso legalizar o serviço. Com essa proposta, integrantes da empresa se reuniram e propuseram à Câmara a criação de projeto para regulamentar o transporte por aplicativos no município. O assunto foi discutido junto à Prefeitura, com os interessados na proposta e também com os taxistas. O projeto deu entrada na Câmara na última semana e tramitará pelas comissões internas, devendo ser votado em breve.

Plataforma local tem 2500 usuários

Nesta semana, Gazeta do Rio Pardo conversou com responsáveis da empresa Top Cars, que foi criada em dezembro do ano passado e começou a funcionar em janeiro deste ano, com 12 associados.

“O aplicativo ficou pronto em meados de dezembro de 2020. A partir daí iniciamos uma campanha boca a boca, pois todos eram motoristas que estavam sendo considerados clandestinos. Diante da aceitação do público logo a plataforma atingiu 500 pessoas cadastradas, daí decidimos que a data de 2 de janeiro íamos iniciar nossos trabalhos e assim foi feito”, explica Eduardo Souza Silva, um dos sócios do serviço.

A atividade foi se fortalecendo e hoje há 17 motoristas ativos, havendo ainda outros 30 em espera. Eduardo explica que, conforme for aumentando a demanda, novos motoristas serão liberados na plataforma.

“É feita uma seleção e entrevista com os respectivos motoristas, para saber qual a disposição e disponibilidade para trabalhar na plataforma”, destaca, observando que os motoristas precisam atender a vários requisitos para serem admitidos.

Além de se cadastrar no aplicativo da Top Car’s – disponível na Google Play e Apple Store – é necessário que o motorista interessado tenha CNH com a inscrição EAR (exerce atividade remunerada). Deve comprovar bons antecedentes criminais, residir em São José do Rio Pardo, ter veículo com no máximo 10 (dez) anos de fabricação e máquina de cartão.

Há previsão de que o Projeto de Lei em análise, além de atribuir critérios para que o motorista seja um prestador de serviços, deve também criar tributos ou taxas a serem cobrados dos motoristas autônomos de transporte por aplicativo.

De maneira geral, os motoristas da empresa destacam que sempre quiseram a formalização, observando que o projeto de lei, além de reconhecer a atividade, contribuirá para a melhoria do transporte no município.

De janeiro até agora, a plataforma já possui cerca de 2500 usuários cadastrados, atendendo em média 150 chamadas por dia.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *