quinta-feira , 26 novembro 2020
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INSS de São José volta a atender presencialmente, mas limitada a 4 perícias

Na região, só ela e agência de Pirassununga estão realizando as perícias médicas, por enquanto

A agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São José do Rio Pardo, localizada na avenida Perimetral ao lado da empresa Simonetti Veiculos, reiniciou o atendimento presencial segunda-feira, dia 14, assim como outras 546 outras agências espalhadas pelo Brasil. O atendimento aos segurados e ao público, porém, é parcial: das 07h30 às 13 horas, de segunda a sexta-feira.

Os servidores que atendem o público estão não apenas com máscara, mas também com a proteção acrílica facial. O público só entra na agência, um por vez, após autorização dos guardas que ficam na entrada, sendo proibida a entrada sem máscara. Há álcool em gel para as mãos, ao lado do portal de acesso que detecta metais.

Dirson Cruz, chefe da agência em São José, informou à Gazeta do Rio Pardo que neste momento inicial de reabertura as perícias médicas estão limitadas a apenas 4 por dia. “E tudo deve ser feito por agendamento, não só as perícias como os demais atendimentos prestados na agência”, explicou. “Alguns casos excepcionais ou de urgência poderão ser aceitos sem agendamento, mas a princípio, só com agendamento mesmo”.

Segundo ele, o INSS rio-pardense tem 4 médicos peritos, mas um está afastado e 3 estão retomando agora esse trabalho de perícia. Cada um poderia, em tese, atender 14 pessoas por dia, mas isso mudou com a pandemia. Outra mudança, de acordo com Dirson, é que esses médicos não pertencem mais à Previdência Social, mas são vinculados a um órgão credenciado que presta serviços ao governo federal.

Ainda segundo Dirson, na região apenas as agências de São José do Rio Pardo e Pirassununga estão autorizadas, por enquanto, a fazer perícia médica, por preencherem critérios técnicos estabelecidos pelo INSS. A agência de São João da Boa Vista, por exemplo, retomou o atendimento, mas sem perícia médica.

Espera irrita paciente

No momento em que Dirson fornecia essas informações ao jornal, um rapaz de São João da Boa Vista estava na agência rio-pardense para ser um dos periciados pela médica escalada para a manhã de sexta-feira, dia 18. Ele confirmou que a agência de São João não estava fazendo esse tipo de serviço, mas mostrou-se indignado com a demora no atendimento em São José.

“Minha perícia aqui estava agendada para 8 horas da manhã. Saí de São João às 7 horas, cheguei aqui antes do horário marcado e até agora, quando já são 9 horas, a médica ainda não apareceu. Eles só atendem 4 pessoas por dia, então não dá para entender o motivo desse atraso tão grande. Acho isso uma falta de respeito”, protestou junto ao repórter da Gazeta.

Como agendar atendimento

O cidadão interessado em agendar o atendimento precisa entrar no site da Previdência Social, procurar por “Meu INSS” e marcar a data que pretende ser atendido. Isso pode ser feito também por aplicativo ou pelo telefone 135.

Os serviços disponíveis para atendimento presencial são: avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa ou judicial, reabilitação profissional e perícia médica. Esses serviços, menos a perícia, também continuam sendo oferecidos remotamente.

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