terça-feira , 30 abril 2024
Início / Regionais / IBGE inicia preparativos do Censo com pesquisa urbanística
Imagem ilustrativa da internet

IBGE inicia preparativos do Censo com pesquisa urbanística

O IBGE iniciou no dia 20 de junho a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. Até o dia 12 de julho, mais de 22 mil agentes censitários percorrerão 326.643 setores urbanos, em todas as unidades da federação, observando temas relacionados à infraestrutura urbana do país.

A Pesquisa do Entorno é o marco oficial do início da operação do Censo Demográfico 2022, que entra em campo em 1º de agosto. A pesquisa é feita somente pela observação dos quesitos nas áreas públicas dos setores censitários.

São investigados dez quesitos, sendo três deles novos: capacidade da via, pavimentação da via, bueiro/boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus/van, via sinalizada para bicicletas, existência de calçada, presença de obstáculo na calçada, rampa para cadeirante e arborização.

A pesquisa está alinhada com o monitoramento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

A finalidade é fornecer um panorama da infraestrutura urbana do país, considerando temas como acessibilidade, circulação, equipamentos públicos e meio ambiente. Ela é muito importante para a formulação de políticas públicas em áreas urbanas para melhoria da qualidade de vida da população.

Além da pesquisa do entorno, o agente realiza o reconhecimento do setor censitário, percorrendo a área e avaliando a necessidade de fazer atualizações no mapa a partir da identificação de novas avenidas e ruas. Essa etapa é muito importante para garantir a cobertura da coleta, ou seja, garantir que todos os domicílios serão visitados pelo recenseador.

A pesquisa é feita em toda a área urbana pública do país. Para as áreas rurais, a atualização dos mapas é realizada durante a coleta do Censo, através da supervisão no sistema do IBGE e do monitoramento geoespacial da coleta.

O IBGE informa que a equipe está em campo devidamente uniformizada e com o crachá de identificação. O colaborador pode ter sua identificação conferida no https://respondendo.ibge.gov.br/ ou pelo Código QR presente no próprio crachá.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *