quarta-feira , 17 abril 2024
Início / Brasil & Mundo / Butantan produzirá vacina para combater variante brasileira

Butantan produzirá vacina para combater variante brasileira

Governo estadual prevê início da vacinação em julho, com 40 milhões de doses

Nessa sexta-feira (26), o Instituto Butantan anunciou uma nova vacina contra a Covid-19, a ButanVac, que será produzida exclusivamente pela instituição brasileira, com a finalidade de combater a variante P1, cepa descoberta em Manaus e que já circula por todo o país.

Segundo o Butantan, a vacina já foi desenvolvida com base na nova variante. A previsão, segundo o governo estadual, é que cerca de 40 milhões de doses sejam produzidas até o mês de maio, com o início da vacinação previsto para julho. O investimento para a produção do novo imunizante virá do governo estadual e do próprio Instituto Butantan.

Tecnologia

De acordo com o diretor da instituição, Dimas Covas, o novo imunizante utiliza a mesma tecnologia das vacinas contra a gripe, que tem um custo financeiro menor em comparação com outras vacinas já desenvolvidas.

A ButanVac tem uma tecnologia já empregada amplamente pelo Instituto Butantan, que utiliza o vírus inativado de uma gripe aviária, chamada doença de Newcastle, como vetor para transportar para o corpo do paciente a proteína S (de spike, espícula) integral do SARS-CoV-2.

Anvisa

Segundo o governador João Doria, o pedido de liberação para o início de testes da fase 1 da nova vacina, será enviado para a Anvisa hoje (26). 

O diretor do Butantan afirmou ainda, que até o momento, a instituição não recebeu recursos do Ministério da Saúde. O órgão tomou conhecimento sobre a Butanvac nessa sexta-feira.

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *