segunda-feira , 21 junho 2021
Início / Brasil & Mundo / Butantan produzirá vacina para combater variante brasileira

Butantan produzirá vacina para combater variante brasileira

Governo estadual prevê início da vacinação em julho, com 40 milhões de doses

Nessa sexta-feira (26), o Instituto Butantan anunciou uma nova vacina contra a Covid-19, a ButanVac, que será produzida exclusivamente pela instituição brasileira, com a finalidade de combater a variante P1, cepa descoberta em Manaus e que já circula por todo o país.

Segundo o Butantan, a vacina já foi desenvolvida com base na nova variante. A previsão, segundo o governo estadual, é que cerca de 40 milhões de doses sejam produzidas até o mês de maio, com o início da vacinação previsto para julho. O investimento para a produção do novo imunizante virá do governo estadual e do próprio Instituto Butantan.

Tecnologia

De acordo com o diretor da instituição, Dimas Covas, o novo imunizante utiliza a mesma tecnologia das vacinas contra a gripe, que tem um custo financeiro menor em comparação com outras vacinas já desenvolvidas.

A ButanVac tem uma tecnologia já empregada amplamente pelo Instituto Butantan, que utiliza o vírus inativado de uma gripe aviária, chamada doença de Newcastle, como vetor para transportar para o corpo do paciente a proteína S (de spike, espícula) integral do SARS-CoV-2.

Anvisa

Segundo o governador João Doria, o pedido de liberação para o início de testes da fase 1 da nova vacina, será enviado para a Anvisa hoje (26). 

O diretor do Butantan afirmou ainda, que até o momento, a instituição não recebeu recursos do Ministério da Saúde. O órgão tomou conhecimento sobre a Butanvac nessa sexta-feira.

Confira também

Com falta de vacinas, estudo clínico avalia eficácia de meia dose da AstraZeneca

Pessoas com neuropatias crônicas foram inseridas no grupo prioritário de vacinação O Brasil atingiu 500 mil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *