quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Regionais / 2º JONN lotou recinto da EAPIC em São João

2º JONN lotou recinto da EAPIC em São João

2º JONN lotou recinto da EAPIC em São João

Quesitos necessários à exportação foram mostrados em detalhes, bem como Marketing 4.0

 

Como estava programado, o 2º JONN – Jornada de Oportunidades, Negócios e Networking aconteceu em São João da Boa Vista no sábado, 7 de julho, no recinto da EAPIC. O salão onde o evento ocorreu ficou lotado.

Henrique Torres e Eliana Maziero conduziram o JONN, feito em parceria entre o Grupo Amigos do Rio Pardo (rede integrada de comunicação formada pela Rádio Difusora, Rádio 88+FM e Gazeta do Rio Pardo) e pela Agência de Desenvolvimento Regional Sul de Minas e Leste Paulista, com sede em São João. A Unifae transmitiu o 2º JONN e participou através de sua equipe de alunos do curso de Administração. A TV São João divulgou o evento.

O objetivo do JONN, segundo Henrique, foi mostrar o enorme potencial de negócios que esta região do Estado de São Paulo possui e que até agora foi pouco explorado ou divulgado. A proposta foi utilizar o evento como instrumento potencializador de maior conhecimento de mercado pelos participantes, através de contatos diretos entre eles e conexões para negócios.

Eliana Maziero explicou que a colocação nas mesas de pessoas que não se conheciam, ou seja, a formação de grupos de participantes de locais distintos foi proposital nesse sentido: começar a aproximar os inscritos e permitir-lhes iniciarem contatos visando negócios ou contatos importantes. As primeiras conexões foram feitas logo no começo do JONN, por sugestão de Henrique.

O primeiro palestrante foi Roberto Sekiya e os demais foram se apresentando sequencialmente, com poucas alterações em relação ao que havia sido originalmente programado. O buffet Itaiquara cuidou da parte da alimentação dos participantes durante as cinco horas do JONN.

Exportação

Entre os assuntos abordados, um dos mais importantes foi o da Internacionalização, focando nos benefícios da exportação, mas alertando para os requisitos. Foi mostrada a necessidade da busca de novos mercados e de novos recursos; o aumento da capacidade inovadora (novos processos de fabricação, programas de qualidade, novos produtos com maior frequência e aperfeiçoamento de processos industriais e comerciais) e da melhoria de condições para a obtenção de recursos financeiros (adiantamento de contratos de câmbio, adiantamento sobre cambiais de exportação e os benefícios – juros mais baixos).

Este tema da Internacionalização ainda abordou a procura de eficiência, os recursos estratégicos e os parceiros estratégicos, entre vários outros tópicos apresentados aos participantes.

Outro palestrante, Erick Maldonado, falou sobre Marketing 4.0 e fez um relato histórico do avanço da tecnologia no seguimento mercadológico, desde o surgimento do Marketing 1.0 e demais aperfeiçoamentos. Lembrou, por exemplo, que o fogo do Marketing 3.0 era apresentar empresas interessadas no ser humano, na personalização e não apenas nas vendas em si. Agora, com o 4.0, as empresas buscam aceitar as diferenças entre os seres humanos com os quais elas se relacionam e que é preciso aceitar tais distinções, averiguando ainda os grupos que influenciam os clientes em potencial.

As demais palestras e atividades levaram ainda mais conteúdo ao JONN, que terminou com muito conectividade entre os participantes e inúmeros negócios feitos ou encaminhados no próprio recinto no qual foi realizado.

 

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *