quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Cidade / São José recebeu vacina vencida, diz Folha

São José recebeu vacina vencida, diz Folha

Um levantamento feito pela Folha de S. Paulo, e divulgado nesta sexta-feira, apontou que quase 26 mil doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas no país fora do prazo de validade – o que invalida a imunização. No relatório consta que São José do Rio Pardo aplicou 10 doses.

No Estado de São Paulo, conforme o levantamento, foram distribuídas 3.648 doses com o prazo de validade expirado. Os lotes foram encaminhados a várias cidades.

Na lista – que é nacional – estão outras cidades de nossa região como Mococa (3), São João da Boa Vista (7), Divinolândia (1), Tapiratiba (1), Casa Branca (2), Santa Cruz das Palmeiras (2), São Sebastião da Grama (1).

Em todo o país, 1.532 municípios teriam aplicado as doses fora do prazo de validade.

O Plano Nacional de Imunização estabelece que, em caso de aplicação de vacina fora do prazo de validade, o paciente deve ser imunizado novamente em um prazo de 28 dias.

As vacinas que, de acordo com o levantamento, foram aplicadas fora do prazo de validade, vieram do laboratório Serum, na Índia, e do consórcio Covax, via Organização Panamericana de Saúde (Opas), e teriam sido distribuídas pelo Ministério da Saúde entre janeiro e fevereiro deste ano, antes do vencimento. Os lotes suspeitos venceram entre 29 de março e 4 de junho.

A Prefeitura de São José do Rio Pardo deve divulgar um comunicado ainda hoje sobre o assunto.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *