Alunos receberão kit básico de escovação e palestras nas escolas de São José do Rio Pardo
Do dia 21 a 25 de outubro, os alunos da rede municipal de ensino receberão a visita de dentistas do Centro Odontológico de São José do Rio Pardo, para ministrar palestras sobre a saúde bucal. O programa tem parceria com o projeto ‘Brasil Sorridente’, e recebeu uma verba federal para bancar kits de higiene bucal para todas as crianças. A prefeitura cedeu funcionários e veículos para a aplicação do projeto.
Adriana Dassan Cassimiro Boaro, coordenadora do Centro Odontológico, e Andréia Maria Fernandes, dentista do Centro há 30 anos, conversaram com o jornal para falar sobre a iniciativa.
“Já realizamos esse trabalho no ano passado e foi um sucesso. Vamos repetir. A Campanha é feita nas escolas municipais e em algumas creches. No dia 25, que é o dia D da campanha, será realizada uma palestra na praça da matriz, e faremos a parte de prevenção das doenças”, informa Adriana. “Nas escolas teremos a escovação e as palestras de prevenção. As crianças receberão um kit com escova, fio dental e creme dental. O objetivo da campanha é levar informações, além de criar a prevenção, e não o tratamento”.
Público
Entre cidade e zona rural, o programa pretende atingir 4 mil crianças aproximadamente. “A maioria da rede municipal que vai participar, são crianças de até 8 anos. Sabemos que a criança é um veículo de informação para a família, eles mesmos repassam o que nós, dentistas, ensinamos”, afirma Andréia.
Praça
No dia 25, na praça da Matriz, a equipe odontológica exibirá materiais lúdicos para mostrar à população as formas de prevenção de cáries e de outras doenças que acometem a saúde bucal.
Hábito alimentar
“Hoje em dia observamos uma mudança de hábito alimentar muito forte nas crianças. Antigamente as crianças tinham uma alimentação mais saudável, à base de frutas. Hoje em dia é a base de bolacha, refrigerantes e etc. Na verdade os pais não incentivam o hábito de higiene bucal. Muitas vezes eles não sabem as consequências, que não é apenas o aparecimento de cáries. Elas podem causar uma infecção, que pode trazer outras complicações para a criança”, diz Andréia. “Temos acompanhado bastante casos graves de crianças que chegam com infecções, e às vezes generalizadas, isso é muito sério”.
Higienização
“Orientamos que as mães iniciem o hábito no bebê, na fase de amamentação. Depois que a criança for amamentada, é importante, com a mão limpa, pegar uma gaze e limpar a gengiva. Ela ainda não tem dentes, mas fazendo a limpeza gengival, já evita muitos problemas”, conclui.