quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Regionais / ‘Lixão a céu aberto’ gera polêmica em Mococa

‘Lixão a céu aberto’ gera polêmica em Mococa

 

‘Lixão a céu aberto’ gera polêmica em Mococa

Moradores de Mococa reclamam de uma área que antes era arborizada e embelezava a cidade, mas se transformou em um ‘lixão a céu aberto’ há mais de um ano. “Não jogavam esse lixo aqui, era uma área totalmente verde, mas começaram a jogar todos os tipos de dejetos e resíduos aqui. A prefeitura descartava antes, mas agora os moradores viram que eles jogam aqui e também fazem isso”, disse o professor Cassio Alexandre Alves.

Morador há cerca de 16 anos, o professor disse que convive com esse problema desde o ano passado e a preocupação aumenta a cada dia. “Nós dependemos dessa área por causa dos nossos poços artesianos e cisternas, que são limitadas com a água que desce dessa região, e com esses lixos vai poluir tudo”, contou Alves.

Queimadas

São galhos de árvore, material plástico, restos de podas e montanhas de terra que, além de atrair animais peçonhentos, também exalam cheiro forte e são queimados recentemente.

“Eles colocam fogo durante a tardezinha e a noite fecha tudo de fumaça. A gente tem que se trancar dentro de casa porque não consegue nem respirar”, contou o aposentado Ailton dos Reis.

Indignado, o aposentado diz que não aguenta mais o desrespeito com os moradores. “É uma humilhação o que estão fazendo com a gente aqui, descartando as coisas. Já virou um lixão aqui”, disse Reis.

Irregular

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que foi feita uma inspeção no local e a prefeitura foi advertida duas vezes por colocar resíduos e queimar os materiais ao ar livre.

Segundo o órgão, se as irregularidades continuarem, a administração pode sofrer outras sanções.

Já a prefeitura informou que tinha autorização do Departamento Autônomo de água e Esgoto (Daae) para fazer o descarte, mas que as pessoas passaram a jogar lixo no local, ação que é proibida. A administração também negou a denúncia de descarte por parte da prefeitura. (G1)

Funcionário recolhe galhos e restos de podas jogados por moradores de Mococa

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *