quinta-feira , 25 abril 2024
Início / Regionais / Divinolândia evita perdas e é a melhor da região no ranking da vacinação

Divinolândia evita perdas e é a melhor da região no ranking da vacinação

Com mudança de seringas cidade melhorou aproveitamento e consegue vacinar mais pessoas

Dentre as 15 cidades que compõem o Conderg, Divinolândia está na 20ª colocação do ranking da vacinação do Governo do Estado, considerando os dados lançados no sistema. A cidade também vem conseguindo aplicar mais vacinas do que a quantidade de doses previstas, o que se deve à adoção de medidas que viabilizaram extrair todo o conteúdo dos frascos e é a 29ª no Estado, no aproveitamento da vacinação.

De acordo com Juliana Maria Ferreira Mastri, enfermeira da Vigilância Epidemiológica daquela cidade, o aproveitamento de vacinas tem feito a diferença nos bons resultados até aqui alcançados.

Ela explica que lá, o município também enfrenta dificuldades em relação à falta de imunizante, mas com o esforço das quatro funcionárias da equipe, o município conseguiu vacinar mais pessoas do que a quantidade prevista.

“A exemplo de outras cidades, nós recebemos aqui alguns lotes que tinham frascos com menos doses, mas alguns outros havia uma compensação com a quantidade certa”, disse Juliana por telefone, falando à Gazeta do Rio Pardo na manhã desta quarta-feira (28).

Ela afirma que sua equipe percebeu no início quando alguns frascos começaram a render menos doses. “No início nós usamos uma marca de seringa, sem que tenha percebido se havia menos doses. Quando a equipe percebeu que a quantidade de vacina em alguns frascos não dava a quantidade de doses, nós havíamos mudado a marca da seringa, então voltamos para aquela que estava sendo usada lá no início e temos conseguido tirar a dosagem”, explicou.

Ainda de acordo com Juliana Mastri, no lote de vacina da Astrazeneca, das 5 doses previstas por ampola, a equipe conseguiu extrair 6 doses.

“Já em um lote de Coronavac, de um total de 30 frascos, conseguimos extrair uma dose a mais em 28”, comentou.

Com este resultado de aproveitamento da vacina, até a tarde de ontem, Divinolândia ocupava a 29ª posição no ranking do VacinaJá, do Governo do Estado, no quesito aproveitamento da vacina, ou seja, na relação entre doses recebidas e doses aplicadas, estando na melhor classificação dentre as cidades da nossa região.

“Inclusive estes dados não foram atualizados. No ranking aparece 4.121 doses mas nós já fizemos 4.487, e isso deve ser atualizado depois”, completou a enfermeira.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *