Silvio Torres: Previdência será o maior desafio
Para ele, Bolsonaro e equipe precisarão de harmonia com os três poderes
O deputado federal Silvio Torres (PSDB) considerou a posse de Jair Bolsonaro à altura da expectativa nacional formada para a ocasião, com enorme comparecimento de público, e singela, sem ostentação. Os dois discursos do novo presidente repetiram, na opinião do deputado, o que ele já afirmara em campanha e avançaram em questões estruturais e no pedido de apoio do Congresso Nacional para a aprovação das reformas mais importantes. Silvio acha que o grande desafio de Bolsonaro será a reforma da Previdência.
“Na minha opinião, a reforma da Previdência é a pedra de toque do sucesso do governo dele, caso consiga aprova-la”, previu. “Temos boas expectativas e esperanças porque o que os brasileiros esperam hoje é uma mudança para que a gente possa avançar”.
Lembrou que o presidente tem a legitimidade de ter sido eleito com 57 milhões de votos, tendo ainda o apoio do empresariado e dos investidores. “Torço para que dê certo. Não era meu candidato no primeiro turno, mas, com certeza é uma nova etapa que se inicia na vida política brasileira”.
Silvio Torres elogiou a equipe econômica de Bolsonaro, julgando-a capaz de colocar em prática aquilo que se propõe a fazer. Ocupantes de outras áreas do governo federal, como a deputada federal Tereza Cristina (Agricultura), o deputado Osmar Terra (Desenvolvimento Social) e, principalmente, Sérgio Moro (Justiça), foram citados pelo deputado rio-pardense como bastante capacitados para as funções que assumiram.
“Mas não tem como o governo sozinho fazer as coisas acontecerem. O que mais o Brasil precisa é de uma harmonia entre os três poderes e esta é a habilidade que ele (Bolsonaro) tem que mostrar com sua equipe. O Brasil está muito dividido e há uma descrença muito forte nas instituições, mas acho que há uma chance de recuperar”, concluiu.
Sobre João Doria
A respeito de João Doria, Silvio Torres lembra que ele assume um dos governos mais consolidados do Brasil desde a época de Mário Covas. “São Paulo tem uma infraestrutura invejável de estradas e de mobilidade, além de concessões em outras áreas também. Tem os melhores índices de segurança e taxas de homicídio, embora, evidentemente, ninguém esteja satisfeito ainda. O segredo de São Paulo é uma continuidade do trabalho, que eu espero que o João Doria cumpra. É óbvio, sempre aprimorando e dando uma visão pessoal, mas se ele der sequência, São Paulo continuará sendo o grande polo de atração de investimentos do Brasil porque tem uma mão de obra qualificadíssima, escolas técnicas, Fatecs, universidades que são as melhores do país. No momento em que o Brasil se recuperar, São Paulo tem tudo para ser a locomotiva novamente”.