terça-feira , 26 novembro 2024
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Sincopar diz que 90% dos empresários são contra mudança do ‘Dia das Mães’

Izonel Tozini diz que pesquisa feita pelo sindicato aponta que a data deve ser mantida, mesmo com a crise


A segunda melhor data para o comércio em todo o Brasil, talvez em todo o mundo, é tradicionalmente o Dia das Mães. A data perde apenas para o Natal. Comerciantes e empresários dizem que as vendas decorrentes da homenagem às mães trazem um alívio no fluxo de caixa no mês de maio.

No entanto, nesse ano, em função da pandemia causada pela Covid-19, o cenário é totalmente diferente: quarentena da população, estabelecimentos fechados, vendas por delivery etc. Com isso, cogita-se até em mudar a data do Dia das Mães para o segundo semestre, como vem sugerindo o governador João Doria.

31% a menos no faturamento

O assunto vem sendo debatido pelas associações comerciais e, em São José do Rio Pardo e cidades próximas, o Sincopar (Sindicato do Comércio Patronal de Rio Pardo e Região) realizou uma pesquisa para saber a opinião dos empresários.

“A previsão é de um recuo de 31% sobre o faturamento das empresas, vez que estas contam apenas com as vendas por delivery, internet, drive thru e outros meios alternativos. E ainda mais, estamos encarando um mercado reprimido ao extremo, que já convivemos numa recessão e desemprego em massa, seguido de negociações através de acordos individuais que geraram suspensões de contratos de trabalho e redução proporcional da jornada e do salário, medidas que vêm a acumular com as dificuldades enormes que o mercado já oferecia”, lamentou Izonel Tozini, presidente do Sincopar.


Izonel Tozini, presidente do Sincopar: 31% a menos de faturamento nas vendas deste ano

90% não concordam

“Mas, mesmo dentro dessas dificuldades em que estamos vivendo em função da pandemia, os empresários, num percentual de 90%, não concordam com a prorrogação do Dia das Mães proposto pelo governador João Doria, sob fundamento de ser uma data cultural da população, movida pelos sentimentos fraternos.
Obviamente, se consideramos a ótica financeira, o comércio em geral seria o maior beneficiário, contudo até o próprio comerciante, que é produto do povo, fica chocado, triste, no momento de responder por esse tipo de pesquisa”, prosseguiu.

Com isso, segundo Izonel, a sugestão para os consumidores é que antecipassem as compras, não deixando para o último dia “porque poderão ficar prejudicados em relação ao tempo para a compra do tão esperado presente de suas mães”.

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