Início / Cidade / Saúde promove campanha de alerta sobre hepatite

Saúde promove campanha de alerta sobre hepatite

Saúde promove campanha  de alerta sobre hepatite

Através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde promove nesta semana a campanha Julho Amarelo, com objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de prevenir, diagnosticar e tratar as hepatites virais – consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos principais problemas de saúde pública da atualidade.

A campanha visa intensificar as ações para identificar portadores de hepatites, especialmente do tipo C, e encaminhá-los para tratamento ainda na fase inicial da doença.

O público alvo da campanha sã pessoas maiores de 40 anos de idade; pessoas submetidas a transfusão sanguinea antes de 1993; pessoas submetidas a procedimentos dentários e cirurgias nas décadas de 70 e 80, e outros grupos com vulnerabilidades (usuários de drogas, pessoas com tatuagem e piercing, risco sexual, infecções pelo HIV, nefropatia crônica ou em diálise e trabalhadores da área da saúde).

Conforme alertam os profissionais da Vigilância Epidemiológica, a hepatite C é uma doença silenciosa e o diagnóstico precoce garante cura de 90% dos casos, com as novas drogas hoje disponibilizadas pelo SUS.

As hepatites causam a inflamação do fígado por ação viral, devido ao uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem ser causa da doença. A transmissão varia de acordo com o vírus, podendo ocorrer por contato sexual, exposição vertical (mãe/filho), contato com objetos contaminados, fecal/oral e acidentes biológicos em geral.

A identificação da doença é feita por meio de exame sanguíneo, que estarão disponíveis nas seguintes unidades de saúde do município: ESF Vale Redentor, ESF Cassucci, ESF Jardim São José, ESF Domingos de Sylos e Centro de Referência da Saúde da Mulher.

Os testes rápidos para Hepatites têm função de triagem. Em caso de resultado positivo, é necessária a realização de exame laboratorial, garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 3682-9389.

Confira também

Projeto Guri inaugura polo em Santa Cruz das Palmeiras

O Projeto Guri – programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *