sábado , 20 abril 2024
Início / Cidade / São José atrasou vacinação da terceira dose
Imagem ilustrativa da internet

São José atrasou vacinação da terceira dose

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, as doses estavam disponíveis desde o dia 3 de setembro e município ignorou orientação do Plano Estadual de Imunização

O município de São José do Rio Pardo recebeu cerca de mil doses de vacinas contra COVID-19 “paradas”, que já poderiam estar em uso para aplicação da dose adicional, reforçando a proteção dos idosos contra a doença, conforme recomendam autoridades de saúde internacionais e pelo Comitê Científico de São Paulo.

A informação acima é da Secretaria Estadual da Saúde, em resposta a solicitação de Gazeta do Rio Pardo que, na noite de quinta-feira (16), encaminhou pedido de esclarecimentos sobre a demora na aplicação da dose de reforço, conforme havia sido anunciado pelo Governo do Estado.

Inicialmente, o jornal fez contato com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) São João da Boa Vista, órgão da DRS XIV, solicitado informações sobre a aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid, para idosos e imunossuprimidos, na região da DRS XIV. A GVE atua nas questões relacionadas à distribuição das vacinas para os municípios da região e nos direcionou à Secretaria Estadual da Saúde.

Dentre as questões formuladas estavam: Quais cidades da DRS XIV já receberam vacina para aplicação da terceira dose no público recomendado; Quantas doses de vacina foram disponibilizadas à DRS XIV para distribuir aos municípios a ela pertencentes; Qual a quantidade de vacinas foi disponibilizada ao município de São José do Rio Pardo para a aplicação da terceira dose; O município de São José do Rio Pardo deu alguma informação à Secretaria Estadual sobre as razões de não haver ainda iniciado a aplicação da terceira dose; e se Não houve entrega de imunizantes ao município, se não houve, por qual razão; E quando isto ocorrerá.

Em nota enviada no início da tarde desta sexta-feira (17), a Secretaria Estadual da Saúde disse que todos os municípios da região de São João da Boa Vista (DRS XIV) receberam mais de 12,6 mil doses para aplicação da dose adicional.

“Além disso, as cidades possuem mais de 4,9 mil doses disponíveis, segundo balanço de doses distribuídas e aplicadas, sendo que o município aplicou 72,7 mil das 77,6 mil doses recebidas”, explica o órgão estadual.

A Secretaria observa que os balanços de aplicação são informados pela própria Secretaria Municipal de Saúde, e estão disponíveis para consulta pública em: https://www.vacinaja.sp.gov.br.

Ainda de acordo com o informado, “As primeiras doses enviadas para a aplicação da dose adicional foram entregues no dia 3 de setembro e estão disponíveis para uso desde então. Infelizmente, o município optou por ignorar a orientação do PEI (Plano Estadual de Imunização), que é clara e indica a adoção de todos os imunizantes em uso na rede pública de saúde para a aplicação da dose adicional, visto que todos são seguros e eficazes”.

Por fim, diz a nota da Secretaria que “Todas as vacinas enviadas aos municípios contêm a orientação de uso segundo as diretrizes publicadas no portal do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE)”.

Começa hoje

Só no início da manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura publicou em seu site o anúncio de que vai começar hoje, segunda-feira (19) a aplicação da terceira dose para pessoas acima dos 85 anos de idade. A aplicação será em sistema de drive-trhu, conforme as primeiras etapas da campanha de imunização contra a Covid-19.

A vacinação da terceira dose ocorrerá no Tartarugão, e o agendamento obrigatório estará disponível a partir deste sábado, 18 de setembro, por meio do site vacinariopardo.com.br.

O que diz a Prefeitura

Tão logo Gazeta do Rio Pardo recebeu a nota da Secretaria Estadual, encaminhou pedido de informações à Secretaria Municipal de Saúde, perguntando se procediam as afirmações do Estado quanto a vacina estar disponível desde o dia 3, bem como se o município havia ignorado o Plano Estadual de Vacinação (PEI) fazendo com que atrasasse a vacinação para os idosos.

A Secretaria da Saúde encaminhou a seguinte nota:

“O Município de São José do Rio Pardo iniciou a vacinação da dose suplementar em idosos no dia 16 de setembro e concluirá o grupo maior que 80 anos no dia 21-09 (ver anexo). Lembrando que, de acordo com o calendário do Estado de SP, a conclusão deste grupo está estimada em 26-09. Desta forma, o município cumpre o seu papel de vacinar com conforto, segurança e rapidez”.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *