terça-feira , 22 outubro 2019
Início / Cidade / ‘Rio Pardo contra aedes aegypti’ começa pelo bairro Maria Boaro

‘Rio Pardo contra aedes aegypti’ começa pelo bairro Maria Boaro

Campanha inicia agora e só será encerrada em maio de 2020, diz a Vigilância

Neste sábado, dia 5 de outubro, começa a campanha “Rio Pardo contra o Aedes aegypti”, no bairro Maria Boaro. O mutirão acontecerá de outubro até maio de 2020, e terá o cronograma com todos os bairros divulgados em breve.  

Segundo Gisele dos Santos Flausino, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, entre as classificações dos casos de dengue  que foram notificados e tiveram resultados positivos em exames, de janeiro até setembro de 2019, a predominância foi no bairro Maria Boaro; por isso ele foi escolhido como o local de início da campanha.

Neste mutirão todos os funcionários envolvidos na campanha estarão devidamente identificados e uniformizados para fazer a visitação das casas. “Portanto, pedimos aos moradores do bairro Maria Boaro que colaborem abrindo suas residências para vistoria dos quintais”, solicitou a coordenadora.

“Nesses mutirões teremos equipe de agentes comunitários  junto com os agentes de combate a endemia.  Eles farão visitas nas casas com o objetivo de vistoriar, orientar e eliminar possíveis criadouros”, diz Gisele. “Nesse momento não haverá retirada de entulho, apenas de locais com possíveis criadouros. Não temos um suporte para fazer a retirada. Mas tudo o que estiver dentro do quintal da pessoa que puder se tornar um criadouro para o mosquito, vamos retirar”.

A enfermeira explica que o período mais crítico de reprodução do mosquito se aproxima e destaca que é necessário unir esforços para evitar aumento no número de casos de doenças causadas pelo Aedes. “No Estado de São Paulo temos, no primeiro semestre, um aumento de 600% no número de casos de dengue, o que reforça a necessidade de ações para combater a proliferação do mosquito. E no município também temos um número alto e crescente de casos”, alerta.

Confira também

Escolas municipais recebem orientação de higiene bucal

Alunos receberão kit básico de escovação e palestras nas escolas de São José do Rio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *