sábado , 20 abril 2024
Início / Cidade / Recuperação das estradas rurais avança
As obras nos 600 km de estradas rurais começaram e algumas regiões já foram consertadas

Recuperação das estradas rurais avança

As obras nos 600 km de estradas rurais começaram e algumas regiões já foram finalizadas. Por todo o local escoa a produção de hortifruti granjeiro do estado. Além de servir como passagem para ônibus escolares, ambulâncias e outros veículos.

A Gazeta passou por alguns locais que estão em reforma e conversou com o secretário de gestão e de Agricultura e Meio Ambiente, Hélio Escudero.

“Já estamos com o serviço completo na região do Barreirinho até na Fortaleza. Todos os trabalhos que eram para ter sido realizados de galeria, desentupimento, boca de lobo, sangrias, já está tudo pronto. Agora a máquina está na região de São José do Piti, Fazenda São Paulo e Tubaca. Acredito que no máximo daqui dez dias já estará terminado”, comenta.

Melhorias

“Colocaremos cascalhamento onde tiver necessidade, retiraremos água das estradas, que é algo que prejudica muito, forma buracos, e acaba ficando intransitável. Faremos lombadas também para melhorar a região. Queremos fazer um trabalho bem feito e definitivo”, destaca.

 “Seguindo a programação, já fizemos um adiantamento na estrada do Dal Bon, retirando as pedras que obstruíam a passagem. Quando a máquina terminar o trabalho atual, começará na Vila Maria, saindo no Bom Jardim, passando por Água Fria e Taquara Branca. Os proprietários que acharem melhor, podem retirar as cercas para abrirmos bem a estrada. Muitos já estão colaborando conosco para fazermos um trabalho bem feito”, afirma Hélio.

De acordo com o secretário, outra máquina está fazendo a região de Santa Manoela e São Teodoro. “Nessa área tem alguns locais perigosos para a passagem de ônibus, então já estamos aterrando e jogando pedras. Queremos fazer o melhor dentro do possível. O maquinário é pouco e os caminhões também, mas queremos fazer tudo bem feito para não ter um retrabalho”, encerra.

Dono elogia

Renato Landini Dias, proprietário da Fazenda São José do Piti, comentou sobre as melhorias na estrada que dá passagem à sua propriedade.

“Nunca vi um trabalho sendo feito da forma que está sendo agora. Estão abrindo as estradas, tirando a água, o que vai mantê-la conservada durante muito tempo. Estou com esperança agora que a Prefeitura até execute as leis para que o próprio proprietário rural tire a água da estrada e a conserve como está. Para escoar a produção precisamos ter estrada. Então, ela bem conservada é menos custo, menos investimento e menos despesas. Tendo uma estrada boa no período de chuva, não teremos problema para enfrenta-lo”, diz Renato.

Uma das máquinas está na região de São José do Piti, Fazenda São Paulo e Tubaca
Boca-de-lobo para escoamento da água das chuvas

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *