Recolhidas 170 toneladas de lixo rural
Mas no dia seguinte já havia lixo jogado nos mesmos locais, indignando a muitos
A Prefeitura de São José do Rio Pardo retirou dezenas de toneladas de lixos, que haviam sido atirados pela população em estradas da zona rural. O material foi retirado de vários pontos que dão acesso às chácaras, sítios e fazendas não muito distantes da cidade. No dia seguinte à retirada dos últimos entulhos, porém, alguém ou algumas pessoas já haviam atirado mais lixos em alguns desses locais, o que vem causando indignação nos responsáveis pela limpeza.
Só no lixão formado nas imediações do Sitio Belmonte (Guardabaxo) foi retirado o equivalente a sete carretas lotadas de entulhos. “Tudo isso é dinheiro gasto que poderia ser utilizado na melhoria da saúde, por exemplo”, disse o vice prefeito Reinaldo Milan, que comandou o mutirão de limpeza feito entre segunda (10) e quarta-feira (12).
Ainda de acordo com Milan, “os locais serão cercados, arborizados e monitorados com câmeras, tudo para conter o ímpeto destes que, ao invés de levar o lixo até o pátio, preferem amontoar nas estradas da cidade, criando condições propícias à proliferação de doenças como a dengue, entre outras”.
Ecopontos
Coordenaram os serviços José Roque Rueda, diretor do departamento de serviços municipais, e Agripino Cesar Calicchio, diretor de meio ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Segundo eles, as atenções serão redobradas a partir de agora e os infratores serão punidos.
“Para o ano de 2019 vamos intensificar a orientação sobre a importância de manter estes locais de acessos à cidade bem cuidados e limpos, agindo através de campanhas educativas sobre a destinação correta do lixo”, disse Agripino, acrescentando que serão criados ecopontos para o depósito do lixo no município.
“Essas ações serão de extrema importância para a melhoria da pontuação do município no projeto Munícipio VerdeAzul da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, pois isso nos trará recursos para investimentos no meio ambiente de São José do Rio Pardo”, disse Agripino.
FOTOS
Trator coloca em caminhão o lixo da região do Belmonte: ação durou três dias
Cercas de arame farpado cercam locais dos lixos, mas ainda há quem desobedeça