quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Cidade / PSL: o partido nanico que virou gigante

PSL: o partido nanico que virou gigante

PSL: o partido nanico que virou gigante

No Estado, PSL tinha só dois nomes em cargos executivos e Milan é um deles

Gilmar Ishikawa – Especial para a Gazeta do Rio Pardo

O Partido Social Liberal (PSL) sempre foi – como diz o jargão político – “um partido nanico”. Com poucos parlamentares, estava longe dos holofotes no cenário estadual e nacional. Mas, após às 17 horas de domingo, 7 de outubro, a abertura das urnas da última eleição mudou essa história.

A legenda – que tem como candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro – conseguiu eleger 25 deputados no Estado de São Paulo, sendo 15 para a Assembleia Legislativa (Alesp) e 10 para a Câmara Federal. O partido também conquistou uma das vagas ao Senado, com o candidato Major Olímpio recebendo 9.039.523 votos. Ele, que aparecia em terceiro nas pesquisas, terminou como o mais votado e tirou da cadeira o favorito Eduardo Suplicy (PT).

Na composição da bancada para a Alesp, a fila foi puxada pela candidata Janaina Paschoal, que obteve 2.060.786 votos – a maior votação para um candidato a deputado (entre estaduais e federais) em toda a história do país.

Na corrida à Câmara Federal, Eduardo Bolsonaro – filho do candidato a presidente – puxou a fila do PSL com 1.843.735 votos, seguido pela jornalista Joice Hasselmann, com 1.078.666 votos. Observando que, na eleição de 2014, Eduardo Bolsonaro era do PSC e foi eleito com 82.224 votos.

Com estes resultados, o PSL vai estrear na Assembleia Legislativa de São Paulo como a maior bancada do parlamento paulista. Ao mesmo tempo, turbinou sua presença na Câmara Federal, passando de 8 para 52 representantes, se estabelecendo como a segunda maior bancada federal da próxima legislatura.

PSL de São José

Até dia desses, a legenda, que era quase invisível, tinha apenas dois representantes no Executivo em todo o Estado. Dois vice-prefeitos: Vitor Hugo Riccomini (Vitão), de Capivari; e Reinaldo Milan (Nena), de São José do Rio Pardo. Em São José também, o partido tem representantes no Legislativo: os vereadores Rubens Lobato Pinheiro Neto (Rubinho) e Amilton Pizzoli (Amilton Leiteiro).

“Estou no PSL desde 2016. Sempre foi um partido forte aqui em São José mas sem expressividade nacional, tanto que, até o final de maio deste ano, nunca tinha mantido contato com o diretório estadual ou nacional”, relata o vereador Rubinho. “Comecei a notar a mudança quando a equipe do Major Olímpio – atual presidente do diretório estadual – me convidou para uma reunião em São Paulo. Fui até lá e percebi que o partido cresceria. E como cresceu”, avalia.

A criação do PSL em São José do Rio Pardo se deu em 2009, quando Reinaldo Milan deixou o PPS para fundar a nova legenda. Já no novo partido, em 2010 ele concorreu como segundo suplente ao Senado, na candidatura de Moacyr Franco. O candidato recebeu 4.456 votos no município. Naquele ano também, o atual prefeito Ernani Vasconcellos foi candidato a deputado estadual pelo PSL, e conquistou 14.335 votos em São José.

Na eleição seguinte, em 2012, Reinaldo disputou a eleição para vereador. Foi eleito com 3.371 votos, o que permitiu ainda a eleição de Claudine Aparecido Apolinário (Pé na Cova), com 542 votos; e de José Roque Rueda, com 428 votos.

“Desde que foi criado, o partido está bastante ativo no nosso município. Tivemos candidaturas como suplente ao Senado, a deputado estadual e a vereador. Sempre houve um número expressivo de votos. Esse crescimento do PSL nas últimas eleições surpreendeu, sim, mas é resultado de muito trabalho, associado à ‘onda Bolsonarista’. De qualquer forma, podemos dizer que estávamos no lugar certo na hora certa”, declarou o vice-prefeito Reinaldo Milan.

O vereador Rubinho Pinheiro espera que este histórico do PSL na cidade possa facilitar a aproximação com o Governo Federal. “Espero que abra portas”, completa.

Atualmente na cidade o partido tem pouco mais de 100 filiados. A lista, pesquisada no site do TSE, contabiliza 137 integrantes, sendo que 31 pediram cancelamento do registro nos últimos anos.

Reinaldo Milan: de dois filiados ocupando cargos executivos no Estado, ele é um deles

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *