domingo , 19 janeiro 2020
Início / Cidade / Prazo para cadastro biométrico acaba dia 19

Prazo para cadastro biométrico acaba dia 19

Eleitores que não realizarem o recadastramento terão o título cancelado

O recadastramento biométrico está quase acabando. No dia 19 de dezembro o prazo para efetuar o cadastro da biometria se encerra em São José do Rio Pardo. Valdir Calado, chefe do Cartório Eleitoral, falou sobre o assunto com o repórter Luis Fernando Benedito, lembrando a importância dos eleitores cadastrarem a biometria e ainda citou a porcentagem de pessoas que já realizaram o recadastramento na cidade.

“Já alcançamos a nossa meta. Estimávamos que fosse ficar em torno de 75% do eleitorado de São José do Rio Pardo. Observamos no último relatório que até ultrapassamos essa meta. Já estamos nos aproximando dos 80% de eleitores que fizeram a biometria”, comenta Valdir.

Cancelamento do título

“No dia 19 de dezembro finalizaremos o cadastro da biometria. Depois de finalizada a revisão eleitoral, o juiz eleitoral e o Ministério Público vão se manifestar a respeito. O juiz vai sentenciar, e as pessoas que não compareceram ao Cartório terão os títulos cancelados. Esse processo vai para a homologação no TRE em São Paulo, e isso deve se dar no próximo ano. Enquanto isso, o título do eleitor permanecerá cancelado, para aqueles que não fizeram o cadastro biométrico. Provavelmente na próxima eleição o cidadão não poderá votar”, informa.

“É uma coisa que devemos esperar ainda, porque após a homologação no TRE, eles analisarão qual procedimento deverá ser feito pelo eleitor que deixou de comparecer ao Cartório, para que ele possa regularizar a situação. Acredito que não serão procedimentos fáceis de serem cumpridos pelo eleitor. É melhor que ele venha ao Cartório Eleitoral e faça o cadastro para evitar problemas. Lembrando que o não cadastramento também reflete em consequências para o CPF do eleitor, acarretando no cancelamento”, diz . “A pessoa ficará impedida até de viajar para o exterior, reflete na Justiça Eleitoral, Receita Federal e consequentemente na Justiça Federal”, prossegue.

Procedimento rápido

“O eleitor que ainda não veio fazer o recadastramento biométrico, pode vir até o Cartório Eleitoral diretamente, ou agendar pela internet o melhor horário para ele. O procedimento demora no máximo 10 minutos, é bem rápido. Nesse período em que a maioria das pessoas já fez o cadastro, está mais rápido ainda para concluir a biometria”, destaca.

“Se a pessoa perdeu o título de eleitor, ela pode vir fazer o cadastro normalmente, só precisa de um documento de identificação, RG, CNH ou carteira de trabalho. O jovem que for tirar o título pela primeira vez, já sai com a biometria cadastrada”, relata Valdir.

Horário de atendimento

Até o dia 19 de dezembro o Cartório Eleitoral abrirá aos sábados e domingos, das 8h00 às 13h00. Nos demais dias úteis, o horário de funcionamento é das 09h00 às 18h00.

Eleição

“A eleição para prefeito já funcionará através da biometria. O esperado é que agilize no que diz respeito a votação, e que as votações fiquem mais seguras. Essa é a proposta do TSE”, afirma.

Eleitores que moram fora

“Para os rio-pardenses que não estão morando mais no nosso município, existem duas possibilidades: se a pessoa pretende continuar sendo eleitor em São José, ela tem que procurar um Poupa Tempo para fazer a biometria e continuar como eleitor na cidade. Se ela procurar um Cartório, será feita a transferência do título para a cidade que ela reside no momento. Se o eleitor não quiser mais votar aqui em São José do Rio Pardo, ele deve procurar o Cartório Eleitoral ou o Poupa Tempo e pedir para fazer a transferência”, encerra.


Valdir Calado, chefe do Cartório Eleitoral: eleição para prefeito já funcionará através da biometria

Confira também

Aguaí abre concurso público para área da Educação

O Município de Aguaí torna público que realizará Concurso Público, na forma prevista no Artigo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *