sexta-feira , 26 abril 2024
Início / Cidade / Prazo para cadastro biométrico acaba dia 19

Prazo para cadastro biométrico acaba dia 19

Eleitores que não realizarem o recadastramento terão o título cancelado

O recadastramento biométrico está quase acabando. No dia 19 de dezembro o prazo para efetuar o cadastro da biometria se encerra em São José do Rio Pardo. Valdir Calado, chefe do Cartório Eleitoral, falou sobre o assunto com o repórter Luis Fernando Benedito, lembrando a importância dos eleitores cadastrarem a biometria e ainda citou a porcentagem de pessoas que já realizaram o recadastramento na cidade.

“Já alcançamos a nossa meta. Estimávamos que fosse ficar em torno de 75% do eleitorado de São José do Rio Pardo. Observamos no último relatório que até ultrapassamos essa meta. Já estamos nos aproximando dos 80% de eleitores que fizeram a biometria”, comenta Valdir.

Cancelamento do título

“No dia 19 de dezembro finalizaremos o cadastro da biometria. Depois de finalizada a revisão eleitoral, o juiz eleitoral e o Ministério Público vão se manifestar a respeito. O juiz vai sentenciar, e as pessoas que não compareceram ao Cartório terão os títulos cancelados. Esse processo vai para a homologação no TRE em São Paulo, e isso deve se dar no próximo ano. Enquanto isso, o título do eleitor permanecerá cancelado, para aqueles que não fizeram o cadastro biométrico. Provavelmente na próxima eleição o cidadão não poderá votar”, informa.

“É uma coisa que devemos esperar ainda, porque após a homologação no TRE, eles analisarão qual procedimento deverá ser feito pelo eleitor que deixou de comparecer ao Cartório, para que ele possa regularizar a situação. Acredito que não serão procedimentos fáceis de serem cumpridos pelo eleitor. É melhor que ele venha ao Cartório Eleitoral e faça o cadastro para evitar problemas. Lembrando que o não cadastramento também reflete em consequências para o CPF do eleitor, acarretando no cancelamento”, diz . “A pessoa ficará impedida até de viajar para o exterior, reflete na Justiça Eleitoral, Receita Federal e consequentemente na Justiça Federal”, prossegue.

Procedimento rápido

“O eleitor que ainda não veio fazer o recadastramento biométrico, pode vir até o Cartório Eleitoral diretamente, ou agendar pela internet o melhor horário para ele. O procedimento demora no máximo 10 minutos, é bem rápido. Nesse período em que a maioria das pessoas já fez o cadastro, está mais rápido ainda para concluir a biometria”, destaca.

“Se a pessoa perdeu o título de eleitor, ela pode vir fazer o cadastro normalmente, só precisa de um documento de identificação, RG, CNH ou carteira de trabalho. O jovem que for tirar o título pela primeira vez, já sai com a biometria cadastrada”, relata Valdir.

Horário de atendimento

Até o dia 19 de dezembro o Cartório Eleitoral abrirá aos sábados e domingos, das 8h00 às 13h00. Nos demais dias úteis, o horário de funcionamento é das 09h00 às 18h00.

Eleição

“A eleição para prefeito já funcionará através da biometria. O esperado é que agilize no que diz respeito a votação, e que as votações fiquem mais seguras. Essa é a proposta do TSE”, afirma.

Eleitores que moram fora

“Para os rio-pardenses que não estão morando mais no nosso município, existem duas possibilidades: se a pessoa pretende continuar sendo eleitor em São José, ela tem que procurar um Poupa Tempo para fazer a biometria e continuar como eleitor na cidade. Se ela procurar um Cartório, será feita a transferência do título para a cidade que ela reside no momento. Se o eleitor não quiser mais votar aqui em São José do Rio Pardo, ele deve procurar o Cartório Eleitoral ou o Poupa Tempo e pedir para fazer a transferência”, encerra.


Valdir Calado, chefe do Cartório Eleitoral: eleição para prefeito já funcionará através da biometria

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *