terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Parceria do Senai e Rotary capacita auxiliar de produção
O presidente do Rotary Club Rio Pardo, Luís Henrique Guardabaixo, concedeu entrevista a Rádio Difusora

Parceria do Senai e Rotary capacita auxiliar de produção

Empresas rio-pardenses enviam seus colaboradores para adquirir qualificação na área

O Rotary Club Rio Pardo completará em dezembro de 2022, 86 anos de existência. A missão do Rotary, que é uma instituição de rede global, é ajudar o próximo, por meio de projetos em diversas áreas da sociedade. O presidente do Rotary Club Rio Pardo, Luís Henrique Guardabaixo, que faz parte da instituição há 13 anos, concedeu uma entrevista ao Jornal do Meio Dia essa semana, e falou sobre a parceria da instituição com o Senai, que oferece qualificação profissional aos munícipes, mediante a concessão de espaço pelo Rotary.

 “Temos uma parceria com o Senai, e atualmente oferecemos o curso de auxiliar de produção no clube, durante a toda a semana, com 60 alunos divididos em dois turnos. O curso é gratuito”, disse.

Segundo o presidente, algumas empresas de São José do Rio Pardo estão enviando colaboradores para que possam se profissionalizar na área de produção. “Os que estudam de manhã trabalham à tarde, e vice-versa. A mão de obra qualificada está ficando cada vez mais difícil hoje em dia. Mesmo quando essa turma terminar, o curso irá continuar, porque sempre têm empresas interessadas em enviar os funcionários para fazer a qualificação. A empresa procura o Senai, que entra em contato com ela e vai chamando os funcionários. Mais de cinco empresas enviaram seus colaboradores para o curso”, destacou.

Anésio Ricci, coordenador de Atividades Técnicas do Senai de São João da Boa Vista, enviou algumas informações ao jornal sobre o referido curso.

“As empresas de produção industrial, contribuintes do Sistema Indústria, instaladas no município de São José do Rio Pardo, cumprem as suas cotas de aprendizagem, mediante requisito legal, nas dependências do Rotary, convênio firmado com termo de cessão de espaço”, explicou.

De acordo com o coordenador, todos os jovens já se encontram empregados pelas empresas. “Não se trata de um estágio e sim, de aprendizagem industrial. A empresa assume todos os encargos trabalhistas, ao SENAI cabe a preparação desses jovens para o trabalho e o Rotary, graças ao seu importantíssimo papel social, nos cedeu, sem ônus algum, as suas dependências para que pudéssemos desenvolver e qualificar os jovens para o mercado de trabalho, com estratégias de ensino adequadas e atuais as necessidades das empresas”, completou.

O curso de auxiliar de produção têm duração de aproximadamente um ano e já foi iniciado há alguns meses.  Para participar dos cursos do Senai, é preciso fazer a inscrição pelo site    https://saojoaodaboavista.sp.senai.br/ de São João da Boa Vista, que responde por toda a região.

Além do curso gratuito de auxiliar de produção, o Rotary também possui parceria com o Senar e Sindicato Rural, que estão ministrando um curso para preparação de diferentes tipos de carnes, com 18 alunos.

Segundo Luis, o Senai também está preparando um curso de costura, que deverá ser iniciado em breve na sede do antigo SOS.

Produção de fraldas

Além de adquirir e emprestar equipamentos ortopédicos, cadeiras de banho e de rodas para quem necessita, o Rotary Club Rio Pardo fabrica fraldas geriátricas. Desde a aquisição da máquina que auxilia na produção do produto, que foi comprada em 2017, foram fabricadas mais de 10 mil fraldas.

 “De início precisa de 5 a 7 pessoas para colar o absorvente, depois precisamos de no mínimo 20 pessoas para fazer o corte e empacotar as fraldas no saquinho que contém 10. Depois nós encaminhamos para a Assistência Social porque não podemos doar a fralda individualmente. Nós enviamos para eles, que possuem uma triagem e encaminham para quem necessita”, explicou o presidente sobre o processo. 

As fraldas são produzidas uma vez por mês, durante a reunião do Rotary. São fabricadas cerca de 400 a 500 fraldas por dia produzido.

Confira também

Polícia abre inquérito para investigar Asilo Lar de Jesus

Entidade foi alvo de diligência nesta semana; medicamentos vencidos foram apreendidos no local No final …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *