sexta-feira , 14 agosto 2020
Início / Cidade / Obra ao lado da ETE Nova São José reduz odor
A nova estrutura e a antiga, ao fundo: obra paliativa está dando bom resultado

Obra ao lado da ETE Nova São José reduz odor

Estrutura é resultado da ação do Ministério do Trabalho e pressão dos moradores e da Vigilância

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova São José, ao lado do Conjunto Habitacional Buenos Aires e em frente ao posto de combustíveis do Distrito Industrial (DI), também conhecida por “Bosteiro”, ganhou um reforço para redução do odor: uma grande estrutura que recebe e já decanta o esgoto dos bairros mais próximos e do próprio DI, antes de passar pela velha ETE. O mau cheiro, antes insuportável, diminuiu consideravelmente.

Marcelo Primini, superintendente da Saerp, explicou ao jornal as razões do empreendimento: “Aquela ETE velha deverá ser desativada no futuro para ser substituída por uma Estação Elevatória. Só que isso custa muito dinheiro e não há recursos hoje para sua construção. Como a ETE atual é muito antiga e problemática, já tendo provocado manifestos e protestos dos moradores da região por conta do odor constante, tínhamos que fazer alguma coisa”.

“Não bastasse a pressão dos moradores, houve uma ação do Ministério Público do Trabalho para que melhorássemos as condições dos funcionários que trabalham lá. É uma ação por melhoria no ambiente laboral. E a Vigilância Sanitária de São João da Boa Vista também estava nos pressionando nesse sentido e, para nos aplicar uma multa diária, seria um passo. Então, fomos obrigados a tomar uma atitude”.

Solução paliativa, com bom resultado

Marcelo disse, em seguida, que a solução, paliativa, foi solicitar ajuda da empresa JMB, de Mococa, que fará um empreendimento imobiliário na região do bairro Cassucci. Essa empresa se dispôs a construir a nova estrutura de concreto ao lado da antiga ETE e a obra tem: sala do operador, caixa de areia, caixa de gordura, gradeamento, guarda-corpos, alambrado ao redor, além de terraplenagem em todo o terreno.

“Fizemos parceria com a JMB e a estrutura já está praticamente pronta. Agora o esgoto passa primeiro por ali e só depois vai para a ETE velha, onde instalamos redutores de odores como reforço. O resultado é que o mau cheiro teve uma redução enorme, graças a Deus, embora não seja a solução definitiva, mas é o que foi possível fazer”, concluiu.

Confira também

João Doria testa positivo para a Covid-19

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (12) que testou positivo para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *