sexta-feira , 26 abril 2024
Início / Cidade / O distúrbio de TOD e Sérgio Cabral- Leia o editorial do Jornal Gazeta do Rio Pardo

O distúrbio de TOD e Sérgio Cabral- Leia o editorial do Jornal Gazeta do Rio Pardo

O distúrbio de TOD e Sérgio Cabral

Em uma escola municipal de São José do Rio Pardo há um aluno que foi diagnosticado, anos atrás, com um transtorno preocupante: TOD – Transtorno Opositor Desafiador ou Transtorno Desafiador Opositivo (TDO), como também é conhecido. É um distúrbio frequentemente observado em crianças e adolescentes, que se caracteriza por perturbações e conflitos com os outros, contraas normas morais e sociais e contra todo tido de autoridade.

Segundo a psiquiatria, crianças com transtorno desafiador opositivo são persistentemente desobedientes e hostis, desafiando constantemente os pais, os professores e outras figuras com autoridade.São comuns também, nelas, a dificuldade em controlar as emoções, muitas vezes com explosões de fúria, agressões verbais, hostilidades e desejos de vingança.

A impressão que se tem é que o Brasil vive hoje uma síndrome de TOD ou algo parecido. Começando pelas esferas municipais, onde a vocação de muitos é sentir aversão ao prefeito e autoridades locais, como vem ocorrendonos últimos anos em São José do Rio Pardo, e chegando às esferas superiores, como também ocorre contra o presidente eleito do país, o que se vê é um esforço de boa parcela da população em atacar, denegrir, macular e desautorizar tudo e todos que ocupem cargos superiores.

Há também os que, flagrados em delitos injustificáveis e vergonhosos, como o ex-governador carioca Sérgio Cabral, começam a atirar pedras naqueles que antes elogiavam publicamente. Instruído por seu novo advogado e tentando desesperadamente reduzir a pena que já passa de 200 anos, Cabral atacou agora dom OraniJoão Tempesta, o cardeal rio-pardense que é arcebispo da Arquidiocese carioca.

Quem conhece dom Orani e seu caráter, e até por seu passado religioso e moral, não tem dúvida de que ele está sendo mais uma vítima dessa irresponsável atitude comportamental de tantos brasileiros que, sem prova alguma, fazem inferências criminosas que, lamentavelmente, se espalham a uma velocidade absurda pelas mídias do país. O tempo, porém, neste caso é o melhor aliado das vítimas de TOD ou daqueles que não têm como se defender na mesma proporção dos ataques. O tempo mostrará a verdade dos fatos.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *