sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Cidade / Nascimento de Euclides é lembrado com palestra

Nascimento de Euclides é lembrado com palestra

Nascimento de Euclides é lembrado com palestra

Professor Nicola de Souza Costa, presente nas S.E. há 24 anos, foi o palestrante

Como parte do calendário anual de eventos relacionados a Euclides da Cunha, a Casa Euclidiana celebrou segunda-feira, dia 21, mais um aniversário do nascimento de Euclides da Cunha – 153 anos. Ana Paula Lacerda, diretora da Cultura, explica que a intenção não é tanto comemorar o aniversário em si e sim a figura histórica do escritor de Os Sertões. Ela comentou também que o convite ao professor Nicola para proferir uma palestra sobre a data surgiu em decorrência de ele ser um estudioso de Euclides há muito tempo e que vem às Semanas Euclidianas há 24 anos, ininterruptamente.

O professor Nicola de Souza Costa disse ao jornal que, em sua palestra, procurou focar no tema da Semana Euclidiana deste ano, voltado à ecologia e meio ambiente, por ter sido Euclides o precursor desses assuntos. “Euclides da Cunha é um pensador que, embora tenha morrido há mais de 100 anos, as reflexões que ele fez nos livros, cartas e ensaios que escreveu deixaram um legado ainda atual. Ele fez reflexões bastante críticas em sua época aos governantes brasileiros, há 109 anos, e a gente vê que pouca coisa mudou da época dele para a nossa”.

Citando um escritor norte-americano que estudou Euclides da Cunha, Nicola lembrou uma frase dita por ele: “A ponte sobre o rio Pardo desabou um mês e meio após ter sido inaugurada, mas o livro Os Sertões existirá enquanto existir a língua portuguesa”. Dessa forma, o professor enalteceu outra vez o fato de São José do Rio Pardo perseverar na manutenção da memória euclidiana e nas sucessivas Semanas Euclidianas até hoje.

Em março

Segundo Ana Paula Lacerda, o mês de março será atípico este ano em São José do Rio Pardo porque terá não apenas o carnaval como também o aniversário da cidade. Por isso, haverá uma agenda cheia de eventos, que estão sendo definidos e que serão divulgados posteriormente.

FOTOS

Ana Paula Lacerda, diretora de Cultura: março será um mês atípico na cidade

Nicola de Souza Costa: Euclides foi precursor dos temas ecológicos no país

 

 

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *