sexta-feira , 26 abril 2024
Início / Cidade / Missa pelo jubileu de Orani é neste sábado

Missa pelo jubileu de Orani é neste sábado

Missa pelo jubileu de Orani é neste sábado

Cerimônia em homenagem ao cardeal deverá lotar a Paróquia do São Roque 

 

Está marcado para o horário das 19h30 deste sábado, 2 de fevereiro, o início da missa que será celebrada pelo cardeal e arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, que é rio-pardense, para comemorar os 50 anos de sua vida religiosa. A cerimônia será na Matriz Santuário São Roque (Abadia Nossa Senhora de São Bernardo), que deve ficar lotada de fiéis e amigos do cardeal.

Como a Gazeta já divulgou anteriormente, dom Orani iniciou sua vida religiosa em 1969 e está completandoneste ano de 2019seu jubileu, ou seja, meio século como sacerdote da Igreja Católica Romana. Ele nasceu em São José do Rio Pardo no dia 23 de junho de 1950, tendo ingressado na Ordem Cisterciense em 01 de fevereiro de 1968, mas foi ordenado sacerdote seis anos depois, em 7 de dezembro de 1974.

Foi eleito bispo da diocese de São José do Rio Preto-SP em 26 de fevereiro de 1997, sendo ordenado para esse cargo religioso no dia 25 de abril. Tomou, no entanto, posse como bispo de São José do Rio Preto no dia 1º de maio de 1997. Orani João Tempesta foi depois eleito arcebispo metropolitano da capital do Pará, Belém, no dia 13 de outubro de 2004, mas sua posse só ocorreria dois meses depois, em 8 de dezembro de 2004. Ele permaneceu em Belém do Pará por dois anos nesta função.

Dom Orani foinomeado arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro na data de 27 de fevereiro de 2009 – um ato feito diretamente pelo Papa, seguindo a hierarquia estabelecida pela Igreja Católica. Sua posse como arcebispo do Rio ocorreu em 19 de abril de 2009 e ele permanece neste cargo religioso até hoje.

Dom Orani está com 69 anos incompletos, pois nasceu em junho de 1950

 

Bênção das velas e das gargantas na Paróquia

O pároco da Paróquia N.S.do Rosário de Pompeia, padre Celso Braz, explicou que o mês de fevereiro é cheio de atividades religiosas ali. Neste sábado, dia 2, o catolicismo romano celebra o dia de N.S.da Luz com o costume de abençoar as velas e isso será feito na missa das 19h30. A própria Paróquia fornecerá as velas aos fieis participantes do evento, não havendo necessidade de que estes tragam o material de suas casas.

Neste domingo, dia 3, o catolicismo celebra o dia de São Braz, quando as gargantas serão abençoadas pelo padre naquele santuário religioso. “Vamos abençoar as gargantas em todas as missas, pedindo a intercessão de são Braz para a proteção de nossa garganta, a saúde, para que nos livre de todos os males e todo tipo de doença”, confirmou o religioso.

Em outubro deste ano a Paróquia completará 15 anos e haverá também uma programação especial para comemorar a data. Essa programação começa a ser preparada agora mediante assembleias a serem realizadas com tal finalidade específica, além de também começarem a ocorrer visitas nas casas e outras atividades.

Padre Celso disse ao jornal ainda que está ocorrendo uma campanha na Paróquia para arrecadar dinheiro a fim de custear os gastos de um projeto do Corpo de Bombeiros para o prédio aonde acontecem as missas na Vila Formosa. “Todo ano soltamos um carnê, que chamamos de ‘carnê da construção’, com cada fiel adquirindo um e pagando 10 reais por mês. A Paróquia tem uma conta à parte para este fim e, neste ano, esse dinheiro vai nos ajudar para isso. O dinheiro, lógico, não dará para pagar tudo, mas a Paróquia terá outros eventos. Além disso, temos empresários generosos que colaboram conosco todos os anos”, completou.

Padre Celso Braz, pároco da Paróquia N.S.do Rosário da Pompeia: 15 anos de Paróquia este ano

 

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *