quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Cidade / Ministério da Agricultura inspeciona os produtos artesanais no município
Produtores rurais têm o SIM, mas só podem vender seus produtos no município

Ministério da Agricultura inspeciona os produtos artesanais no município

Produtores que obtiverem o SIF poderão vender produtos em todo o país

Do dia 24 de maio até o dia 26, uma equipe de biólogos e engenheiros de alimentos pertencente ao Ministério da Agricultura fez uma visita aos produtores artesanais de São José Rio Pardo, para avaliar a procedência e produção de alimentos de origem animal, além de averiguar a possibilidade de recebimento do SIF ( Serviço de Inspeção Federal) para a cidade.

Luis Roberto de Oliveira, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, acompanhou a visita da equipe. Explicou que foram avaliados produtos como queijos, carnes, ovos e outros, para que os produtores artesanais possam obter a documentação que almejam para comercializar seus produtos em todo o território nacional.

Inspeção

“Toda vez que vamos ao supermercado comprar algum produto como carne, leite, derivados de leite, ovos, mel e pescados, podemos ver que tem uma marcação da origem daquele produto e da inspeção pela qual ele passou. Por exemplo, quando tem o SIF, significa Serviço de Inspeção Federal, quando é SISP, é Serviço de Inspeção Estadual, e quando é SIM, Serviço de Inspeção Municipal. Tudo isso é quando uma equipe, ou federal, estadual, ou do município, fiscalizou esse produto na sua origem, ou seja, em um frigorífero, uma granja, no estabelecimento onde ele foi processado. Com isso, o cidadão que vai consumir o produto de origem animal tem a garantia de que ele foi inspecionado, processado de forma correta, e que ele está livre de patógenos e transmissão de doenças”, informa o engenheiro.

SIM

Em 2001 foi criado em São José o SIM (Serviço de Inspeção Municipal). “Temos várias pessoas aqui que produzem queijos, ovos, carnes, que tem o nosso selo municipal. Tem uma equipe técnica, composta por veterinário, técnico agrícola, que visita os estabelecimentos para ver se eles produzem conforme as normas estabelecidas dentro da legislação. Com o passar do tempo, nós percebemos que alguns desses produtores que são assistidos pelo serviço de inspeção municipal, pretendiam expandir as suas vendas, porque com o SIM, só pode vender dentro do município”, explica.

Parceria

Segundo Luis Roberto, surgiu a oportunidade de parceria entre o SIM e o Ministério da Agricultura. “Com isso o nosso serviço de inspeção municipal, vai ter a equivalência do SIF (Serviço de Inspeção Federal), o município vai poder dar a alguns desses produtores, que já têm o nosso SIM, o SISBI, um selo de inspeção federal. Eles poderão vender seus produtos em todo território nacional”.

“Levamos a equipe que veio até a cidade para avaliar o funcionamento do nosso serviço de inspeção municipal, para conhecer vários produtores que estão dentro do nosso programa, para que possamos fazer a parceria com o Ministério da Agricultura e implantar o SISB na nossa cidade. A visita foi muito boa, a equipe se inteirou de tudo o que é feito aqui. No relatório de visita foram levantadas algumas providências corretivas que já estamos preparando, e dentro de um futuro próximo, daqui uns dois, três meses, será possível o nosso município se equipar para dar mais esse benefício para a população, que é a garantia do serviço de inspeção”, prosseguiu.

População

“A população precisa ficar atenta e checar o selo. Muita gente vende na rua os produtos, com alto falante, de porta em porta, e se forem produtos de origem animal, procurem saber se tem a inspeção. Se não tiver e alguém comprar, adquirir uma doença, não tem como reclamar depois. Porque não terão informações sobre quem vendeu ou quem produziu aquilo”, encerrou.

Por Júlia Sartori

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *