Microeempreendedores com 61 anos ou mais se expandem
Em apenas dois anos, de 2016 para 2018, aumentou mais de 20 mil o número de MEIs (Microeempreendedores Individuais) com 61 anos ou mais no estado de São Paulo, passando de 89.444 para 119.777 no período.
A informação é do Portal do Empreendedor, do Sebrae SP, que menciona ainda que esses MEIs já representam hoje 6,2% do total de empreendedores paulistas e com tendência a crescer nos próximos anos. Os dados do Portal foram divulgados em um jornal impresso.
O Portal mostra que em 2016 os MEIs com 61 anos ou mais representavam 5,2% dos empreendedores no estado. No ano seguinte subiu para 5,7% (113.665) e, até setembro deste ano de 2018, chegou aos 6,2%, quase totalizando 120 mil MEIs.
De acordo com as informações do Sebrae SP, 36% desse total de homens e mulheres com 61 anos ou mais que decidiram empreender tomaram tal decisão para complementar a renda ou ter uma fonte de renda; 23% partiram para isso porque identificaram uma área ou segmento bom para investir; 15% alegaram questões pessoais, mais independência, qualidade de vida ou liberdade; 12% por falta de melhores alternativas de trabalho; 11% para concretizarem um sonho; e 3% por outros motivos.
O Sebrae SP oferece cursos de apoio e orientação aos que desejam empreender e que, no entanto, não estão seguros sobre a linha de produtos/serviços a ser seguida ou o público-alvo a ser focado. Em São José do Rio Pardo o Sebrae tem um Posto no prédio da FEUC e recebe a todos os que desejam iniciar algum negócio ou melhorar o negócio que já existe. Ele conta, para isso, com toda a estrutura de apoio do Sebrae de São João da Boa Vista.