quinta-feira , 18 abril 2024
Início / Cidade / Indústria foi área que fechou mais vagas
PAT atende cerca de 80 pessoas por dia (Foto - Gazeta do Rio Pardo)

Indústria foi área que fechou mais vagas

Em contrapartida, pesquisa coloca São José do Rio Pardo entre cidades com maior geração de empregos.

De dezembro de 2014 até outubro deste ano, o município de São José do Rio Pardo apresentou índices preocupantes em relação à queda na abertura de vagas para o mercado de trabalho. A maior queda, registrada pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador local, foi no setor industrial.

PAT atende cerca de 80 pessoas por dia (Foto - Gazeta do Rio Pardo)
PAT atende cerca de 80 pessoas por dia (Foto – Gazeta do Rio Pardo)

De acordo com a diretora de Emprego, Cidadania e Empreendedorismo do PAT, Ana Elisa Dias Nahime, não há números precisos sobre o índice de desemprego no município. “De janeiro até o momento foram abertas pelo Posto 356 vagas em diversos setores. Dentre as vagas abertas, cerca de 80% das recolocações são encaminhadas pelo PAT”, diz.

Segundo ela, não há uma área que se destaca no quesito abertura de vagas. “Não dá para dizer certamente, depende da época. Por exemplo, no final de ano, sem sombra de dúvidas é o comércio.” As vagas mais procuradas são nas áreas da indústria e do comércio.

Apesar do aumento do desemprego, o número de atendimentos realizados pelo PAT se manteve estável, de acordo com Bruna Braz Bocamino, chefe de Divisão de Emprego e Relações do Trabalho do PAT. “Atendemos cerca de oitenta pessoas por dia para diferentes ações: seguro-desemprego, vagas de trabalho (trabalhador e empregador), emissão de CTPS e time do emprego.”

O PAT atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O interessado deve ter em mãos documentos como RG, CPF, CTPS e numeração do PIS. Informações pelo telefone (19) 3681-6144.

 

Pesquisa

Em contrapartida, uma pesquisa divulgada pela área de Economia do UOL, durante a semana, indicou que São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul estão entre as cidades com maior geração de empregos do país. Foram consideradas apenas as cidades com mais de 30 mil habitantes para fazer esse ranking.

Com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o UOL informou que das 30 maiores geradoras de emprego, 29 são cidades do interior do país – apenas Goiânia (GO) foge à regra. Nove estão no Estado de São Paulo.

Juntas, as 30 cidades geraram 63 mil novas vagas. A atividade que mais se destacou entre esses municípios foi a agropecuária (dominante em 12 cidades). Em seguida vem indústria (oito cidades), serviços (cinco), construção civil (quatro) e administração pública (uma cidade).

São José do Rio Pardo, com 1.776 vagas, e Vargem Grande do Sul, com 1.244 vagas, apareceram como destaques no cultivo de cebolas e batatas.

 

Desconhece os números

A diretora do PAT local, Ana Elisa Dias Nahime, diz que desconhece os números apresentados pela pesquisa. “A reportagem não fala em vagas abertas ou oferecidas. O MTE, com certeza,  para passar essa informação utilizou o CAGED e RAIS, que são cadastros de empregados e desempregados. Esse número informado é de pessoas que foram empregadas de janeiro a agosto deste ano, incluindo safristas e temporários. Mas fico feliz em saber que nossa cidade tem sido destaque em geração de emprego”, considera.

Fonte: Gazeta do Rio Pardo

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *