Números divulgados pela SSP detalham os registros policiais dos últimos anos
Já se foi o tempo em que a cidade estava no ranking das mais pacatas e recomendadas para se viver, com seus baixíssimos níveis de violência. Nos últimos tempos, a população tem acompanhado a inúmeros relatos sobre o crescente avanço da criminalidade. De repente houve uma explosão de invasão a residências, assaltos a postos de combustíveis e outros estabelecimentos, furtos de veículos e celulares. Os golpes virtuais, não entram nas estatísticas, mas sabe-se que existem aos montes.
Os assaltos a condomínios, que figuraram no noticiário do ano passado, deram uma trégua, mas isso não devolveu a paz. Nos últimos tempos, as câmeras de segurança têm ajudado a identificar os malfeitores, mas já não inibem a ação deles. Os muros e portões foram elevados, a prisão é de quem está em casa, mas nem sempre isso resolve.
No meio da semana, um casal foi roubado na Praça São Cristóvão, na tranquila Vila Brasil. Foi mais um caso nessa estatística crescente.
A compilação de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, traz os números consolidados das ocorrências registradas pelas polícias em 2021 e 2022, estando os casos de 2023 em atualização, o que acontece a cada trimestre, mostrando que os furtos e roubos são crescentes.