quinta-feira , 2 maio 2024
Início / Cidade / Incêndios no município caíram em 83% em comparação a 2021
Foto de arquivo

Incêndios no município caíram em 83% em comparação a 2021

Agosto de 2021 registrou 18 focos em grandes áreas de vegetação, enquanto 2022 contabilizou 3

Essa semana o jornal entrou em contato com o cabo Henrique do Corpo de Bombeiros, que presta serviços a São José do Rio Pardo e a outros municípios da região, em busca de dados sobre queimadas durante o mês de agosto, considerado um dos períodos mais secos de cada ano.

Em 2021, do dia 1º de agosto ao dia 29, foram registrados 18 incêndios em grandes áreas de vegetação. Neste ano, durante o mesmo período, o Corpo de Bombeiros atendeu três queimadas em áreas extensas. Estatisticamente, no mês de agosto, os incêndios caíram em 83,33% em comparação ao ano passado. Henrique falou sobre os motivos que contribuíram com essa queda nos números.

“Tudo isso tem grande significado e leva em consideração três fatores importantes – primeiro, tivemos um período de chuva nos meses de junho e julho, o que não era esperado, por ainda estarmos no período da seca. A umidade relativa do ar, também influencia bastante para a contribuição da seca e período de queimadas. O outro fator, que é muito importante, é sem dúvidas a prevenção. Gradativamente nós estamos percebendo que a sociedade como um todo vem se conscientizando e contribuindo muito para que caiam essas ações de queimada em vegetação natural”, destacou.

Em sua última entrevista, cabo Henrique havia mencionado que o Corpo de Bombeiros estava aplicando treinamentos de combate a incêndios para alguns munícipes voluntários.

“Lembrando que o período da Operação Corta Fogo que é realizada pelo Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo ainda não acabou. Esperamos ter uma média do atendimento de incêndios por meados de setembro e outubro, e os cuidados ainda continuam”, relatou.

Em caso de incêndio, disque 193 e peça ajuda ao Corpo de Bombeiros.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *