quinta-feira , 18 julho 2019
Início / Cidade / Incêndios caem pela metade em São José

Incêndios caem pela metade em São José

Incêndios caem pela metade em São José

Queda é fruto da parceria entre Secretaria de Meio Ambiente com Bombeiros

 

A parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com o Corpo de Bombeiros de São José do Rio Pardo funcionou e os registros de incêndios florestais no município caíram pela metade no último ano. Em 2017 foram feitos 211 registros de incêndios contra 102 em 2018.A parceria firmada consiste no campo da prevenção, realizada através de reuniões com os produtores rurais e também com explanações feitas por técnicos durante as reuniões do NúcleoRural do Produtor.

“Estamos muito contentes com os resultados que têm sido apresentados pra nós em termos de ocorrência emergencial de incêndios. Em 2014 foram 229, em 2015 foram140, em 2016,  108, em 2017 foram 211  e em 2018 caiu para 102 focos.  Isso mostra que o trabalho preventivo implementado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi de suma importância para esta queda”, disse  o Cabo Henrique, auxiliar administrativo do Corpo de Bombeiros de São José  do Rio Pardo, que tem sob sua responsabilidade os cuidados com os focos de incêndio nos municípios de São José do Rio Pardo, Itobi, Divinolândia,  Caconde e Tapiratiba.

Com base nos dados apurados, o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Carlos Ricardo Dias de Souza (Cadão), disse que para este ano serão incrementadas novas ações visando diminuir ainda mais esses números. “Tudo o que tiver ao alcance da Secretaria para diminuir este índice,vamos efetuar”, garantiu.

“Vamos contar com a colaboração mais uma vez do Corpo de Bombeiros, que estará em todos os núcleos rurais orientado os moradores sobre a melhor forma de prevenção dos incêndios em matas e florestas, inclusive detalhando as técnicas mais utilizadas que são o aceiro e o abafador de incêndio”, disse a professora Renata Vechini Dal Bon, do setor de educação ambiental.

“Tão importante este trabalho de orientação que vamos levar estas orientações do Corpo de Bombeiros e da Secretaria aos moradores rurais dos núcleos do Barreirinho, Tubaca, Sitio Novo e Bom Jardim”, disse o diretor de agricultura Paulo Sergio Rodrigues.

O primeiro contato do Corpo de Bombeiros com os moradores neste ano de 2019 ocorrerá no bairro Barreirinho, no mês de fevereiro.

Cabo Henrique com a professora Renata Vechini: ações conjuntas deram resultado em 2018

 

 

Confira também

Comércio aumenta vendas com a chegada do inverno

“Estamos com um crescimento em relação ao ano passado de 30%”, diz gerente Esse ano …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *