Início / Cidade / Ilumina Festival volta a São José no dia 9

Ilumina Festival volta a São José no dia 9

Ilumina Festival volta a São José no dia 9

Na quarta-feira, 9 de janeiro, São José do Rio Pardo recebe mais uma apresentação do projeto Ilumina Festival de Música Clássica, que chega à sua quinta edição tendo como objetivo preparar os músicos para ingressarem nas melhores escolas de música internacionais. O evento em São José é uma promoção doGrupo Amigos do Rio Pardo – Rede Integrada de Comunicação,devendo começar às 19h30 no Centro Cultural Ítalo-Brasileiro (CCIB), com entrada gratuita.

Com participação de jovens talentos da música e prestigiados solistas de diferentes partes do mundo, o Iluminacumpre este ano uma extensa programação de apresentações pelo interior paulista, inclusive em cidades próximas a São José do Rio Pardo. Os músicos deverão ficar hospedados, mais uma vez, em uma fazenda no município de Mococa e, de lá, sairão para as apresentações já agendadas para esta região.

 

Eles vêm a São José, desta vez, para apresentar o tema Rebelde, que tem no repertório canções de autores canônicos da música clássica, como Brahms, Beethoven e Schubert, entre outros. Entre os destaques da programação definida para 2019 está o concerto O Fim do Tempo, de atmosfera apocalíptica, em que os movimentos de Black Angelspara quarteto de cordas elétrico, de George Crumb, e do Quarteto para o Fim do Tempo, de Olivier Messiaen, são desmembrados e intercalados a excertos de composições de Brahms, Shostakovich e Schubert.

São composições que, segundo a violista norte-americana Jennifer Stumm, idealizadora e diretora artística do festival, provocam uma revolução, tanto na experiência musical dos artistas, como na do público ouvinte. “Acredito que a boa música tem o poder de nos fazer relembrar de nossa humanidade. Não como um estereótipo: suave, agradável, fácil, elegante, elitizada, mas provocando em nós uma mudança, elevando nosso espírito, fazendo-nos viver”, diz ela.

 

O Ilumina Festival é uma realização da Associação Musical Ilumina, do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil, por meioda Lei de Incentivo à Cultura Rouanet, em parceria com asprefeituras das cidades por onde os músicos se apresentam. O projeto também tem como parceiros o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, DanishArts Foundation, SatGuruTravels, Sala São Paulo, Livraria Cultura e o MASP, e apoio da Missão Diplomática dos EUA, Fazenda Ambiental Fortaleza, Maza Tintas e Minerva Kunststiftung.

Repertório previsto é de canções de autores canônicos da música clássica

 

 

Confira também

Funcionário do ‘Dia’ é suspeito de furtar no próprio supermercado

Na noite da penúltima sexta-feira, dia 10, a Polícia Militar compareceu ao Supermercado Dia. O ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *