quinta-feira , 26 novembro 2020
Início / Cidade / Futebol, buffets e cinema estão liberados
Imagem da internet

Futebol, buffets e cinema estão liberados

Mas os jogos de futebol não poderão ter público, por decisão do Comitê de Crise

Fernando Passos, secretário municipal de gestão, e Gisele Flausino, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, confirmaram nesta sexta-feira, 23, que os jogos de futebol e demais esportes coletivos estão liberados em São José do Rio Pardo por decisão do Comitê de Crise, mas sem público. Cinema, buffets e estabelecimentos voltados a festas, que antes estavam proibidos, também estão autorizados a retornar às atividades, mas limitados a ocupação máxima de 40%. As informações foram dadas no “Jornal do Meio Dia”, da Difusora FM.

Giselle comentou que tais decisões tiveram como base os dados epidemiológicos atuais do município. Ela colocou a Vigilância Epidemiológica à disposição dos clubes, para orientá-los quanto às normas de higienização e segurança que deverão ser seguidas nos vestiários e locais onde atletas se preparam para as atividades esportivas, especialmente uso de máscara e álcool em gel.

Mudança de fase postergada

A enfermeira e o secretário disseram também que, segundo uma informação que obtiveram, a decisão do governo do Estado sobre eventual mudança de fase, prevista inicialmente para o dia 6 de novembro, foi transferida para a semana seguinte. “Mas mesmo que mudemos para a fase Verde, isso não nos dará muita alteração em relação aos segmentos já flexibilizados. A mudança principal será a porcentagem dos segmentos, de 40% para 60% por exemplo”, explicou Gisele.

Relaxamento preocupa

O relaxamento da população nas últimas semanas, com o não uso de máscara por muita gente e aglomerações entre amigos, continua preocupando o Comitê de Crise. Fernando Passos lembrou que os testes atuais contra o Covid no município mostram que aumentou muito a contaminação entre jovens, o que confirma esse relaxamento.

“Os jovens acham que já não há pandemia, fazem baladas e se juntam em bares e outros locais. Há risco sim, é preciso se precaver e o perigo ainda não acabou”, reiterou ele. “E são eles que levam a contaminação para casa e infectam os mais velhos, tanto é que o número de internações atuais de idosos é maior agora”, reforçou Gisele.

Dia D contra Poliomielite

Gisele disse ter sido muito bom o comparecimento de pais com os filhos no sábado, Dia D da Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. Mesmo assim, quem não vacinou seus filhos pode leva-los ao Centro de Saúde até o dia 31 deste mês. Adultos necessitados de vacina contra sarampo, caxumba e rubéola também devem se vacinar.

Zoonoses: mutirões continuam

Agentes de combate às endemias estão atuando em outubro em uma atividade chamada ADL, que consiste em visitas a casas mediante sorteios feitos pela Sucen de São João da Boa Vista. A Sucen tem mapas dos municípios da região e faz esses sorteios, de uma ou duas casas por quadra, para coleta de larvas por amostragem. 

Confira também

Rodrigo Ribeiro, o “Buiu”, fala sobre referência negra, racismo, e projeto pessoal

Para ele, lei deveria ser mais severa com relação ao racismo No dia 9 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *