sexta-feira , 26 abril 2024
Início / Cidade / Futebol, buffets e cinema estão liberados
Imagem da internet

Futebol, buffets e cinema estão liberados

Mas os jogos de futebol não poderão ter público, por decisão do Comitê de Crise

Fernando Passos, secretário municipal de gestão, e Gisele Flausino, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, confirmaram nesta sexta-feira, 23, que os jogos de futebol e demais esportes coletivos estão liberados em São José do Rio Pardo por decisão do Comitê de Crise, mas sem público. Cinema, buffets e estabelecimentos voltados a festas, que antes estavam proibidos, também estão autorizados a retornar às atividades, mas limitados a ocupação máxima de 40%. As informações foram dadas no “Jornal do Meio Dia”, da Difusora FM.

Giselle comentou que tais decisões tiveram como base os dados epidemiológicos atuais do município. Ela colocou a Vigilância Epidemiológica à disposição dos clubes, para orientá-los quanto às normas de higienização e segurança que deverão ser seguidas nos vestiários e locais onde atletas se preparam para as atividades esportivas, especialmente uso de máscara e álcool em gel.

Mudança de fase postergada

A enfermeira e o secretário disseram também que, segundo uma informação que obtiveram, a decisão do governo do Estado sobre eventual mudança de fase, prevista inicialmente para o dia 6 de novembro, foi transferida para a semana seguinte. “Mas mesmo que mudemos para a fase Verde, isso não nos dará muita alteração em relação aos segmentos já flexibilizados. A mudança principal será a porcentagem dos segmentos, de 40% para 60% por exemplo”, explicou Gisele.

Relaxamento preocupa

O relaxamento da população nas últimas semanas, com o não uso de máscara por muita gente e aglomerações entre amigos, continua preocupando o Comitê de Crise. Fernando Passos lembrou que os testes atuais contra o Covid no município mostram que aumentou muito a contaminação entre jovens, o que confirma esse relaxamento.

“Os jovens acham que já não há pandemia, fazem baladas e se juntam em bares e outros locais. Há risco sim, é preciso se precaver e o perigo ainda não acabou”, reiterou ele. “E são eles que levam a contaminação para casa e infectam os mais velhos, tanto é que o número de internações atuais de idosos é maior agora”, reforçou Gisele.

Dia D contra Poliomielite

Gisele disse ter sido muito bom o comparecimento de pais com os filhos no sábado, Dia D da Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. Mesmo assim, quem não vacinou seus filhos pode leva-los ao Centro de Saúde até o dia 31 deste mês. Adultos necessitados de vacina contra sarampo, caxumba e rubéola também devem se vacinar.

Zoonoses: mutirões continuam

Agentes de combate às endemias estão atuando em outubro em uma atividade chamada ADL, que consiste em visitas a casas mediante sorteios feitos pela Sucen de São João da Boa Vista. A Sucen tem mapas dos municípios da região e faz esses sorteios, de uma ou duas casas por quadra, para coleta de larvas por amostragem. 

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *