Início / Cidade / Fisioterapia ortopédica para posturas erradas

Fisioterapia ortopédica para posturas erradas

Fisioterapia ortopédica para posturas erradas

Crianças e adolescentes estão com corpo curvado pelo uso incorreto de celular

 

Fisioterapia ortopédica é o tema dessa entrevista do jornal com o fisioterapeuta Douglas Bocamino. A entrevista, gravada pelo repórter Luis Fernando, abordou, entre outras questões, um problema que tem se repetido nos últimos anos entre crianças e adolescentes: o desenvolvimento postural inadequado, que pode acarretar em um corpo curvado na idade mais avançada se não for corrigido a tempo.

“Hoje, se vocês notarem, os adolescentes ficam muito em celulares, computadores ou até mesmo estudando longos períodos na escola e vão adquirindo aquela postura curvada, que é a cifose. Se você não estiver corrigindo, se não fizer um trabalho de correção postural com fortalecimento localizado, isso pode causar danos futuros”, comentou. “Hoje a fisioterapia é importante em todas as fases da vida e, mesmo depois de velho, a manutenção de exercícios preventivos pode prevenir a hérnia de disco, de artrite ou artrose, entre outras patologias”.

Prevenção

Douglas enfatizou que a fisioterapia que está em alta hoje é a preventiva, ou seja, a que previne futuras lesões e dores nas diversas partes do corpo humano. Ele cita, por exemplo, as tendinites e as LERs (lesões por esforço repetitivo). Em pessoas idosas essas patologias são comuns por serem acumulativas, ocorrendo inúmeras vezes no decorrer dos anos, mas em adolescentes é mais fácil preveni-las.

Na clínica do fisioterapeuta os pacientes têm idade muito variada, começando de um menino com 11 anos e indo até uma pessoa com 87 anos. Há, dentre eles, portadores de hérnia de disco, os quais não podem frequentar uma academia sem ter um acompanhamento especializado e recebem, por isso, uma atenção específica ao problema que possuem.

Fisio para atletas

Douglas lembrou, por fim, que é especializado também em reabilitação avançada em atletas. O trabalho que ele faz é para acelerar a recuperação de problemas, por exemplo, de entorses no joelho ou em tornozelo.

Ao final da entrevista ele deixou uma mensagem aos leitores: “Minha dica é que se preocupem com a saúde em primeiro lugar, porque a partir dela é que poderemos ter uma qualidade de vida excelente. Não adianta nada ficar se matando aí atrás de dinheiro, porque o que nos move é ter uma boa saúde”.

Douglas também faz um trabalho especializado na recuperação de atletas

Confira também

Águas da Prata recebe mais duas fontes

Em comemoração ao Dia Internacional da Água,  festejado no próximo dia 22 de março, a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *