terça-feira , 26 novembro 2024
Início / Cidade / Finalmente, será retomada a reforma da Perimetral

Finalmente, será retomada a reforma da Perimetral

Ainda não há informações sobre o projeto para interligação da bia com a portaria da Nestlé

O canteiro de obras está sendo montado sob a Ponte Adhemar de Barros, para a retomada das obras de reforma da Avenida Perimetral, cujo trecho espera por serviços desde dezembro de 2020, quando da emissão da ordem de serviços. À época, a empresa vencedora da licitação foi a Construtora Etapa Ltda, de Poços de Caldas (MG), num investimento orçado e licitado em R$ 1.648.654,96. Os recursos advindos de emenda parlamentar federal, indicada pelo ex-deputado federal Silvio França Torres.

Ao assumir a gestão municipal em 2021, o prefeito Márcio Zanetti disse na Câmara que havia necessidade de readequação do projeto, mas que os serviços seriam iniciados em até 60 dias – conforme prometeu. Mas de lá para cá, se passaram dois anos e nada havia acontecido.

O único trecho que passou por serviço, totalizando cerca de 100 metros de via, foi em frente a CPFL, mas o trabalho não resistiu uma semana, tendo de ser refeito, por duas vezes, até que desistiram.

Segundo a gestão municipal, a continuidade da obra passou pela necessidade de desapropriação de área pertencente à Santa Casa de São José do Rio Pardo. Houve delongado tempo de negociação e mesmo após a definição do assunto, a obra permaneceu parada.

Todo o trecho foi bastante castigado no recente período de chuvas, no início do ano, obrigado até ao fechamento parcial da avenida e deslocamento do fluxo por rotas alternativas.

Na última quinta-feira (4), foram iniciadas as montagens do canteiro de obras para a execução dos serviços, que serão retomados por uma empresa de São Paulo. Nos próximos dias deve ser instalada a placa e efetivamente a obra começa.

A Prefeitura não divulgou nenhuma informação sobre a retomada do serviço, nem se o cronograma inicial será mantido.

Segundo a licitação de 2020, foi estabelecido que os serviços seriam feitos por etapas: a primeira, correspondente ao trecho da rotatória da Feira do Produtor até a Ponte Nova, com a troca de base e pavimentação asfáltica.

A segunda, da Ponte Nova até o Muro de Pedra, com terraplenagem, alargamento do leito (pista dupla), pavimentação asfáltica e calçadas para passeio público. E a terceira etapa, desde o Muro de Pedra até a rotatória da avenida dos Lírios, ao lado da Usininha, com o recapeamento asfáltico. Os serviços anteriormente contratados estabeleciam ainda a sinalização, substituição da drenagem e iluminação.

Obra do acesso à Nestlé segue paralisada

Um outro entrave ainda não solucionado e com relevância para a Avenida Perimetral, mas sobre o qual não há informação, é a ligação do trecho final da Perimetral com a portaria da empresa Nestlé.

A obra chegou a ser licitada, em dezembro de 2020, ao custo de R$1.598.827,39, sendo que a maior parte desse recurso foi doado ao município pela multinacional, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, retirando a circulação de caminhões pesado em parte da Vila Formosa.

Mas a questão desandou após discordância nos valores oferecidos pela área a ser desapropriada. Desde então, o projeto está embargado e a gestão municipal não se posicionou sobre os destinos da proposta.

Confira também

João Luís, Mafepi e Márcio Zanetti confirmam pré-candidaturas a prefeito

Por enquanto, apenas os três declaram interesse em concorrer nas eleições de outubro João Luís …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *