sexta-feira , 3 maio 2024
Início / Cidade / Finalmente, será retomada a reforma da Perimetral

Finalmente, será retomada a reforma da Perimetral

Ainda não há informações sobre o projeto para interligação da bia com a portaria da Nestlé

O canteiro de obras está sendo montado sob a Ponte Adhemar de Barros, para a retomada das obras de reforma da Avenida Perimetral, cujo trecho espera por serviços desde dezembro de 2020, quando da emissão da ordem de serviços. À época, a empresa vencedora da licitação foi a Construtora Etapa Ltda, de Poços de Caldas (MG), num investimento orçado e licitado em R$ 1.648.654,96. Os recursos advindos de emenda parlamentar federal, indicada pelo ex-deputado federal Silvio França Torres.

Ao assumir a gestão municipal em 2021, o prefeito Márcio Zanetti disse na Câmara que havia necessidade de readequação do projeto, mas que os serviços seriam iniciados em até 60 dias – conforme prometeu. Mas de lá para cá, se passaram dois anos e nada havia acontecido.

O único trecho que passou por serviço, totalizando cerca de 100 metros de via, foi em frente a CPFL, mas o trabalho não resistiu uma semana, tendo de ser refeito, por duas vezes, até que desistiram.

Segundo a gestão municipal, a continuidade da obra passou pela necessidade de desapropriação de área pertencente à Santa Casa de São José do Rio Pardo. Houve delongado tempo de negociação e mesmo após a definição do assunto, a obra permaneceu parada.

Todo o trecho foi bastante castigado no recente período de chuvas, no início do ano, obrigado até ao fechamento parcial da avenida e deslocamento do fluxo por rotas alternativas.

Na última quinta-feira (4), foram iniciadas as montagens do canteiro de obras para a execução dos serviços, que serão retomados por uma empresa de São Paulo. Nos próximos dias deve ser instalada a placa e efetivamente a obra começa.

A Prefeitura não divulgou nenhuma informação sobre a retomada do serviço, nem se o cronograma inicial será mantido.

Segundo a licitação de 2020, foi estabelecido que os serviços seriam feitos por etapas: a primeira, correspondente ao trecho da rotatória da Feira do Produtor até a Ponte Nova, com a troca de base e pavimentação asfáltica.

A segunda, da Ponte Nova até o Muro de Pedra, com terraplenagem, alargamento do leito (pista dupla), pavimentação asfáltica e calçadas para passeio público. E a terceira etapa, desde o Muro de Pedra até a rotatória da avenida dos Lírios, ao lado da Usininha, com o recapeamento asfáltico. Os serviços anteriormente contratados estabeleciam ainda a sinalização, substituição da drenagem e iluminação.

Obra do acesso à Nestlé segue paralisada

Um outro entrave ainda não solucionado e com relevância para a Avenida Perimetral, mas sobre o qual não há informação, é a ligação do trecho final da Perimetral com a portaria da empresa Nestlé.

A obra chegou a ser licitada, em dezembro de 2020, ao custo de R$1.598.827,39, sendo que a maior parte desse recurso foi doado ao município pela multinacional, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, retirando a circulação de caminhões pesado em parte da Vila Formosa.

Mas a questão desandou após discordância nos valores oferecidos pela área a ser desapropriada. Desde então, o projeto está embargado e a gestão municipal não se posicionou sobre os destinos da proposta.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *