quinta-feira , 1 outubro 2020
Início / Cidade / Educação de Jovens e Adultos passa a ser EAD, em São José
Alunos matriculados no EJA EAD conheceram os equipamentos disponibilizados pelo Sesi - SP

Educação de Jovens e Adultos passa a ser EAD, em São José

Sesi desenvolveu o projeto, que atende 15 jovens do Fundamental e 24 pessoas do Ensino Médio

Após uma parceria com o Sesi, a Secretaria Municipal de Educação realizou um evento na ETEC Rodolpho José Del Guerra na noite de 27 de janeiro, para inaugurar o projeto educacional EJA EAD, ou seja, Educação de Jovens e Adultos no formato Ensino à Distância em São José do Rio Pardo.

“O município está divulgando o EJA EAD. Foi tudo desenvolvido pelo Sesi. Nós temos essa preocupação com essas pessoas, que não tiveram estudo na época certa por algum motivo pessoal. Agora essas pessoas terão essa oportunidade. Sendo EAD, elas poderão estudar em casa, o que é mais um ponto positivo”, comentou a secretária municipal de educação Kátia Alencar.

Nesta primeira fase o projeto atende 15 jovens do Ensino Fundamental II e 24 pessoas no Ensino Médio. O curso de EJA na modalidade à distância é oferecido pelo Sesi-SP às pessoas que procuram a conclusão de seus estudos.

O conteúdo das aulas inclui matérias como Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática, disponibilizados com o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e recursos didáticos, além de tutores online para esclarecer dúvidas. O Sesi providencia suporte como biblioteca, computadores e sala de aula para aplicação da prova presencial – no caso de São José do Rio Pardo, isso é em parceria com a ETEC Paula Souza. 

Parceria

O prefeito Ernani Christovam Vasconcellos acompanhou o lançamento do projeto e aproveitou para destacar a importância da parceria com o Sesi-SP para o fortalecimento do ensino no município.

“Começamos no ano passado beneficiando centenas de alunos e dezenas de profissionais da Educação. Agora, implantando a modalidade à distância, atenderemos aquelas pessoas que, por alguma razão, não puderam concluir os estudos. Isso cria novas oportunidades e renova as esperanças de um bom emprego, mais dignidade e cidadania. Estamos muito contentes em poder contribuir trazendo mais esta parceria”, disse o prefeito.

Planejamento antecedeu o início do ano letivo nas escolas da rede municipal

Nos dias 27 e 28 de janeiro os professores da Rede Municipal de Ensino se reuniram na Secretaria Municipal da Educação para fazer o planejamento do ano letivo, que começou no dia 30, quinta-feira. Segundo a secretária da Educação, Kátia Luzia Ferreira Gomes Alencar, a grade é baseada no novo currículo municipal, que segue as normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

“No dia 29 de janeiro abrimos todas as escolas para receber as famílias, para que os pais pudessem conhecer os professores de seus filhos. As aulas tiveram início normalmente no dia 30 de janeiro. No caso das creches, o horário é reduzido para a adaptação das crianças que foram pela primeira vez à escola”, disse Kátia.

“No dia 27 tivemos as atribuições das professoras auxiliares. Estamos completando os quadros que faltavam e agora temos as novidades de algumas escolas em tempo integral, como a da Água Fria, e de algumas salas em outras escolas, como a Stella Maris, a Ada Parisi e a Vinicio Spessotto”.

“Assim, estamos implantando o período integral em algumas salas de escolas municipais nesse ano de 2020. As crianças terão atividades diversificadas depois do almoço. Queremos colocar algumas atividades como música, teatro, arte, para a criança adquirir essa cultura já na escola”, explicou a secretária.

Confira também

Começa a primavera e a cidade fica mais bela

Folhagens das árvores e flores mais bonitas atestam que já estamos na nova estação Ruas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *