quinta-feira , 25 abril 2024
Início / Cidade / Dirceu Chiconello, uma lenda viva do rádio

Dirceu Chiconello, uma lenda viva do rádio

Dirceu Chiconello, uma lenda viva do rádio

Locutor completa 60 anos de profissão e recebe homenagem do filho Alexandre

 

Usando aritmética simples, subtraímos 2019 de 1959 e temos 60. O número sessenta (60), evidentemente, pode ter muitos significados.

No entanto, quando ele se refere a 60 anos de profissionalismo, dedicação e amor a uma profissão, é de se admirar.

Neste mês de janeiro Dirceu Chiconello completa 60 anos de rádio. Com 82 anos de idade exibindo sua bela voz, grava textos comerciais e apresenta diariamente o jornalismo na Difusora e Cidade Livre FM.

Com reconhecimento unânime entre seus colegas de trabalho, amigos e familiares, é admirado pela sua qualidade profissional e talento. Foi professor de pelos menos três gerações de locutores que com ele trabalhou.

Com toda essa bagagem adquirida, domina praticamente todos os setores de uma rádio, inclusive a parte de radiotransmissão.

Dirceu Chiconello, ao longo desses 60 anos, teve muitos programas na Rádio Difusora, alguns deles conhecidos até hoje do grande público, como o programa Alvorada, onde além da variedade de músicas que ele tocava, desde o sertanejo tradicional até músicas italianas, que são suas preferidas, Dirceu também declamava alguns poemas e até cantava algumas músicas.

Outro programa bastante popular foi o Troca – Tudo nos anos 80.

Gravou e ainda grava muitos comerciais com grande habilidade na Cidade Livre FM (88,7Mhz) e também na Difusora.

Destacou-se também como excepcional apresentador de noticiários, sendo nesse ramo de apresentação praticamente imbatível em relação a todos os colegas com os quais trabalhou e ainda trabalha.

Parabéns a esse grande profissional!E que o tempo ainda possa nos permitir ouvi-lo e admira-lo por muitos anos!

(Autor: LuisAlexandre Chiconello, professor e filho de Dirceu Chiconello)

FOTOS

Dirceu Chiconello quando começou a trabalhar na Difusora, 60 anos atrás, e hoje, ainda atuante

 

BOX

“Pio” completa 82 anos nesse domingo

Dirceu Chiconello, ou Pio, como é chamado por muitos, nasceu no dia 20 de janeiro de 1937 na cidade de São Sebastião da Grama. Ou seja, ele está completando 82 anos neste domingo, 20 de janeiro.

De descendência italiana, seu pai, Vitório Chiconello, era brasileiro nascido em Amparo e sua mãe Albina Brunetta também era de nacionalidade brasileira. Porém, uma boa parte de seus tios paternos eram italianos de Cavarzere, uma comuna italiana do Vêneto, província de Veneza . É o sexto filho de uma família de 7 irmãos.

Teve uma infância saudável, mas desde cedo, com 8 anos aproximadamente, começou a trabalhar como auxiliar na barbearia do sr. Valentin Stracieri. Na juventude teve outras pequenas atividades; foi aprendiz e posteriormente alfaiate na Alfaiataria do Leonardo Trovatto e mais tarde trabalhou no escritório da Usina Hidrelétrica Euclides da Cunha -praticamente no término da sua construção, já que a usina entrou em operação no ano de 1960.

Mas foi no ano de 1959 que seu verdadeiro dom começou as ser reconhecido. Com uma voz marcante e firme desde a juventude, Dirceu começou a trabalhar na rádio local, na antiga ZYD-6, atual Rádio Difusora de São José do Rio Pardo, no período noturno. Nos antigos e saudosos programas de auditório ele era o locutor que fazia as propagandas dos patrocinadores.

Na verdade, tinha dois empregos: trabalhava à noite na rádio e durante o dia nas Casas Pernambucanas como vendedor. Casou-se em 1963 com Maria do Socorro Souza, falecida em 2018. Teve 4 filhos, 3 deles nascidos nos anos 60 e o mais novo em 1977.

Dirceu Chiconello é formado em História, mas nunca exerceu o magistério. Sua grande paixão sempre foi o rádio, onde se tornou muito conhecido pela sua bela voz, versatilidade e grande capacidade de interpretação nos textos que narra.

Dirceu teve muitas oportunidades, ao longo dos 60 anos de rádio, de trabalhar em emissoras maiores, em São Paulo, por exemplo, mas recusou todas elas, talvez pelo grande apego à sua família. É respeitado pelos seus companheiros de rádio, sem exceção, e ainda, influenciou toda uma geração de novos radialistas da região de São José do Rio Pardo. Conhece praticamente todos os setores de uma rádio, desde a parte burocrática até o departamento de radio transmissão, que envolve o funcionamento dos transmissores, ou seja, a parte mais técnica do sistema.

Dirceu é, sem dúvida, uma referência em valores éticos e profissionalismo acima da média, um exemplo para os mais jovens que desejam traçar uma trajetória de felicidade e sucesso.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *