sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Agricultura / Cooxupé faz reunião para inserir projeto sustentável
Representantes da Cooxupé e da Braskem

Cooxupé faz reunião para inserir projeto sustentável

Inicialmente a empresa trabalhará apenas com produtores de São José do Rio Pardo

Na quarta-feira, dia 4 de setembro, o gerente do Núcleo da Cooxupé, Humberto de Souza Moraes, participou de uma reunião com representantes da Braskem, empresa química e petroquímica brasileira, para discutir sobre um projeto sustentável de logística reversa, que é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para o reaproveitamento.

“A ideia da Braskem é pegar o plástico, as sobras das propriedades rurais e levar de volta até a empresa, para ser processado e buscar novas tecnologias para que o plástico seja reciclado”, explica o gerente.

“É de interesse da Cooxupé, porque limpa a propriedade, tira um resíduo que atrapalha o dia a dia do produtor, e ainda contribui com nossos projetos de sustentabilidade”, completa.

Segundo Humberto, como o projeto ainda é um piloto, a Cooxupé está pensando em trabalhar apenas com os produtores de café de São José do Rio Pardo. “A ideia é o projeto ir avançando para montarmos uma estrutura melhor e ampliar para outros cooperados”, declara.

Produtos

“Os materiais são big bags, que já estão estragados e não estão sendo utilizados, as embalagens rígidas, de óleo de máquinas, lonas, caixas plásticas, e uma infinidade de materiais”.

“A Braskem quer estudar e desenvolver tecnologia para que possam criar produtos melhores”, diz Humberto.

Meio Ambiente

De acordo com o gerente, um dos pilares da Cooxupé é preservar o meio ambiente. “Dentro dos programas de sustentabilidade que trabalhamos, está justamente isso, desenvolver a biodiversidade e a limpeza do campo”.

A Cooxupé disponibilizará um local para receber as embalagens.

Entrevista: Paulo Sérgio Rodrigues

Texto: Júlia Sartori

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *