Início / Cidade / Conselho faz diagnóstico sobre problemas rurais

Conselho faz diagnóstico sobre problemas rurais

Conselho faz diagnóstico    sobre problemas rurais

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural está finalizando o Diagnóstico Participativo Rural – um levantamento sobre os principais problemas que afetam o setor no município, a partir da opinião dos produtores, trabalhadores e moradores da zona rural de São José do Rio Pardo.

O levantamento da pesquisa foi realizado nos meses de junho e julho, durante reuniões promovidas nas regiões da Fazenda Tubaca, Barreirinho, Bom Jardim, Taquara Branca, Sitio Novo entre outras comunidades rurais. No período foram ouvidos proprietários de sítios, fazendas, agricultores familiares e trabalhadores.

A Secretaria de Agricultura do município também participa da ação, discutindo os problemas e, especialmente, se colocando à disposição para auxiliar na busca por soluções.

O levantamento apontou questões relacionadas às áreas econômica e social: falta de ocupação para os jovens nas áreas rurais; redução dos postos de trabalho; o valor excessivo dos custos de produção; a baixa rentabilidade, entre outros temas.

BUSCAR SOLUÇÕES
Na última quinta-feira, 20, uma nova reunião foi realizada para resumir o diagnóstico. A partir de então, os dados serão encaminhados aos órgãos municipais, estaduais, federais ou do terceiro setor, no sentido de buscar propostas para solução dos principais problemas.

Conforme observa o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Ricardo Dias de Souza, o município tem todo interesse em auxiliar os produtores e o Conselho tanto no levantamento das questões quanto na busca pelas soluções.

“Nosso município ainda é um grande celeiro agrícola. A base da nossa economia está na área rural, então nós temos que nos preocupar. Este trabalho iniciado pelo Conselho de Desenvolvimento Rural com apoio da Secretaria já é um passo importante. Primeiro porque nós passamos a conhecer mais detalhadamente as questões e poderemos planejar como e onde buscar solução”, afirma o secretário.

Os trabalhos do diagnóstico são coordenados pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Vieira de Morais, com apoio da equipe da Secretaria de Agricultura. Informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone 3682-7870.

Confira também

PAT consegue 106 empregos em 51 dias

Posto faz 400 atendimentos por semana e tem quase 3 mil cadastros O Posto de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *