terça-feira , 19 novembro 2019
Início / Brasil & Mundo / Começam as reuniões preparatórias visando o Censo 2020 do IBGE
Na quarta-feira foi realizada a 1ª REPAC, nas dependências da Câmara Municipal

Começam as reuniões preparatórias visando o Censo 2020 do IBGE

O censo é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações

Na quarta-feira, dia 23 de outubro, a agência do IBGE em São José do Rio Pardo realizou a 1ª REPAC ( Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020), na Câmara Municipal, às 14h30. Estiveram presentes alguns representantes da mídia local, secretarias municipais, Câmara e instituições públicas. 

A chefe da agência rio-pardense, Denise Sernaglia Capoano Mantovani, e a coordenadora de área do Censo 2020, Natália Salotti Guardabaxo Lopes, expuseram aos presentes alguns detalhes como os mapas municipais que auxiliarão a coleta de dados, as necessidades de apoio para o posto de coleta e para a equipe de recenseadores e supervisores.

Posteriormente, Natália Salotti conversou com o jornal sobre a importância das reuniões e a finalidade do Censo Demográfico.

“A reunião tem o objetivo de trazer transparência e informações sobre os trabalhos do Censo que serão realizados o ano que vem em todo o país. A reunião contou com a participação de representantes de instituições públicas e com a mídia local. Elas servirão também para explicar como será feita a operação, e para podermos contar com a ajuda de todos, para que todas as portas sejam abertas para o IBGE durante essa pesquisa”, diz a coordenadora.

“A reunião é aberta a toda população interessada, mas em especial fazemos o convite para a Prefeitura, Câmara, Secretaria da Educação, de Saúde, Rotary, e mídia local. Contamos com a ajuda de todos para a divulgação da operação”, completa.

Censo

O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.

“O Censo é a pesquisa do IBGE que vai em todos os domicílios, seja na zona urbana, na zona rural, todos os domicílios devem ser visitados. A previsão para sair a campo é de agosto até outubro de 2020”.

Segundo Natália, é de extrema importância a participação de todos os convidados nas reuniões. “Através delas vamos poder explicar qual conceito o IBGE usa, como o recenseador vai chegar nas casas, o que será questionado por eles e qual a importância desses dados. Quanto mais pessoas conhecerem, mais vão se envolver nas operações pelo município”, prossegue.

O último Censo Demográfico foi realizado em 2010. “Para a preparação do Censo Demográfico 2020, começamos desde a finalização do Censo Agro, que foi em 2017”.

A estimativa é que 17.047 domicílios sejam visitados pelos recenseadores em São José do Rio Pardo.  A coleta de dados deverá ser realizada no município por 48 recenseadores e 8 supervisores, que procurarão recolher dos munícipes
informações atualizadas e precisas sobre as famílias e moradores em geral, obtendo dados necessários para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e investimentos do governo e da iniciativa privada.

“Toda informação coletada é confidencial e sigilosa, então não tem o porquê se preocupar em passar informações verdadeiras ao IBGE. A participação da população é crucial para a pesquisa. Lembrando que os recenseadores estarão credenciados e devidamente vestidos com as roupas do IBGE. E não será solicitado nenhum documento pessoal”, informa Natália.

Outras reuniões serão realizadas visando dar transparência às ações do IBGE, divulgar aos participantes e ao público a metodologia e as futuras ações em campo em 2020, além de divulgar e envolver os moradores e as autoridades locais no futuro recenseamento.

O processo seletivo para recenseador está previsto para o início de 2020.


Natália e Denise, coordenadoras do IBGE em São José do Rio Pardo

Por Júlia Sartori

Confira também

Chuvas acumulam 146 mm de água e afetam abastecimento

Saerp diz que houve aumento de detritos e sedimentos nas águas do rio Pardo A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *