sexta-feira , 19 abril 2024
Início / Cidade / Com 50% da capacidade, TG inicia novo ano de instruções
Fachada do Tiro de Guerra 02038

Com 50% da capacidade, TG inicia novo ano de instruções

No ano passado, sargento Lenildo conseguiu emprego para 20 jovens atiradores

As instruções dos novos atiradores do Tiro de Guerra 02038 se iniciaram no dia 1º de março. O processo de seleção dos jovens nascidos em 2002 começou no final de agosto de 2020 e se estendeu até o início deste ano, quando os 50 atiradores foram escolhidos. O sargento Lenildo Pereira da Silva conversou com o jornal sobre a rotina dos jovens, mencionou a importância do TG e relatou algumas conquistas realizadas no ano passado, por meio da Instituição.

Instruções na pandemia

“Recepcionamos 147 jovens do município nascidos em 2002, e desse número, foram escolhidos 50, para iniciar agora no mês de março uma nova instrução. Todos eles são obrigados a prestar o serviço inicial agora no ano de 2021.Com a pandemia, estamos com 50% do nosso efetivo presencialmente, e os outros 50% em instruções remotas. Fazemos um rodizio diário”, explicou.

Ao ser questionado sobre os protocolos sanitários, o sargento explicou que o TG possui um espaço abrangente que facilita a implantação de todas as normas exigidas.  “O ambiente nos comtempla realizar as instruções seguindo os protocolos de segurança previstos. Todas as cadeiras estão distanciadas em 2 metros, temos a aferição de temperatura quando eles chegam, distribuição de álcool em gel na entrada, saída e durante a instrução. Todos os protocolos que são amarrados tanto pelo Exército Brasileiro quanto pela Vigilância Epidemiológica, estão sendo seguidos”, declarou.

Importância do Tiro de Guerra

“O TG é um formador de cidadãos, os jovens vêm para cá muito imaturos. Eles saem daqui mais maduros e prontos para o mercado de trabalho. Adquirem um senso nacionalista, patriótico. Tentamos melhora-los para que eles possam dar uma resposta no futuro, seja perante a família, ou diante da nossa sociedade como um todo”, comentou.

“Quando eu saí do Rio de Janeiro e vim para São José em 2020, tinha como objetivo melhorar a vida do rio-pardense. Tenho a obrigação de melhorar a vida de 50 jovens que passarão e que já passaram por mim. Tenho que melhorar tanto a estrutura do Tiro de Guerra, quanto esses jovens”.

Rotina

Sargento Lenildo explicou sobre as instruções que os atiradores recebem diariamente. “Aqui eles têm civismo, cidadania, instruções sobre alguns atributos como lealdade, responsabilidade, iniciativa, espírito de corpo, que é união, aprendem a trabalhar em grupo. São atributos que realmente vão fazer a diferença”, destacou.

“Além disso, têm a parte militar, emprego e uso do armamento, utilização do terreno, o que pode ou não ser feito. Tudo isso eles fazem com aulas práticas e teóricas. Temos um sistema gradativo, que inicia-se desde o fardamento, aprendem como devem servir e se comportar, aprendem a fazer orientação, a sair de um lugar e chegar no outro determinado, aprendem a garantia da ordem, e assim sucessivamente”.

Campanhas

No ano passado, o TG conseguiu atingir a marca de 21 toneladas de alimentos ao fim da Campanha de Arrecadação de Alimentos. “Fizemos parceria com os supermercados Solar, Fonseca, Tradição e Ideal, como pontos físicos para essas arrecadações. A Secretaria de Assistência e Promoção Social fez a distribuição desses alimentos. Esse ano pretendo finalizar novamente essa campanha junto com a de arrecadação de brinquedos, já visando o Dia Das Crianças”, contou.

“Estou em contato com o Hemocentro de Campinas, para que eles possam vir a São José, trazer todos os seus aparatos, para realizarmos uma Campanha de Doação de Sangue dentro do TG, mas ainda preciso de uma data do Hemocentro para trazermos as coisas para cá”, revelou.

Com a baixa significativa de doações de sangue durante a pandemia, a proposta de Lenildo é ajudar quem necessita.

20 empregos

“No ano passado, consegui cerca de 20 empregos para os jovens que passaram por aqui. Alguns foram para a Nestlé, outros para a Rioplastic, Guarda Mirim, Supermercado Fonseca, e Supermercado Solar. Foi algo bem pulverizado. Cada jovem que está empregado consome e isso vai girando a roda para conseguirmos sair dessa situação delicada em que está o país”, encerrou.

Ao final da entrevista, Lenildo agradeceu todas as pessoas que acreditam na importância do trabalho proporcionado pelo Tiro de Guerra.  

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *