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Cidade tem “Tarifa Zero” no transporte coletivo aos domingos

Além da isenção na cobrança pelas viagens, projeto aumenta o número de horários disponíveis

Começou a valer no último domingo, 17 de dezembro, a gratuidade no transporte coletivo urbano da cidade. A medida segue uma tendência que já é realidade em diversas cidades do país, várias delas no Estado de São Paulo, incluindo a capital paulista.

O lançamento oficial do projeto foi na sexta-feira (15), durante evento promovido pela Prefeitura. Em nota, a municipalidade observa que “Além dos benefícios individuais, a medida também terá impactos positivos no comércio que operar aos domingos”. O sistema também prevê melhora na circulação da população, movimentando diferentes pontos da cidade, como praças e outros espaços públicos, estimulando as atividades comerciais.

Na configuração atual do serviço, aos domingos a cidade tem somente as linhas: Vale/Centro (Centro/Vale), Cassucci/Centro (Centro/Cassucci), com poucos horários disponíveis. A adoção do novo sistema inclui a ampliação da quantidade de linhas, solucionando uma das principais reclamações feitas pelos usuários, principalmente moradores dos núcleos habitacionais mais populosos, que é a pouca quantidade de ônibus e horários aos domingos.

Sugestão desde 2021

Acompanhando as dificuldades da população, na retomada à normalidade pós-pandemia, Paulo Sérgio Rodrigues, o vereador Paulão da Rádio, apresentou uma indicação em agosto de 2021, sugerindo que a administração municipal envidasse estudos para implantar a gratuidade no transporte em São José do Rio Pardo.

À época, ele se baseou em ação semelhante iniciada em Mococa. A cidade vizinha saiu na frente criando o passe livre e, embora sejam poucas as linhas, lá vale para todos os dias da semana.

Na sugestão, Paulão observou que muitas vezes as pessoas não têm o dinheiro para se deslocar dos bairros mais distantes para trabalhar em outras regiões da cidade e nem sempre os empregadores oferecem o vale transporte.

Medida também ajuda empresa de ônibus

Segundo publicação da Agência Brasil, o fim da cobrança da passagem no transporte coletivo público urbano tem avançado nas cidades brasileiras e este já é o ano em que mais municípios aderiram ao passe livre pleno, ou seja, durante todos os dias da semana. O levantamento foi realizado pelo pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Santini, que estuda políticas públicas de mobilidade, sistemas de gestão e modelos de subsídio de transporte coletivo.

Até outubro, o país tinha 84 cidades com o passe livre no sistema de transporte durante todos os dias da semana, a maioria delas no estado de São Paulo (24), seguido por Minas Gerais (23), Paraná (dez), e Rio de Janeiro (nove). Os municípios com maior população que adotaram a tarifa zero são Caucaia (CE), com 355 mil habitantes; seguido de Maricá (RJ), com 197 mil; Ibirité (MG), com 170 mil, Paranaguá (PR), com 145 mil; e Balneário Camburiú (SC), com 139 mil.

A Tarifa Zero não é só uma proposta que beneficia a população. A medida é, ainda, uma forma de salvar as empresas prestadoras do serviço de transporte coletivo urbano.

Com advento da pandemia e a concorrência dos veículos de viagens por aplicativos, as empresas viram cair vertiginosamente a quantidade de usuários. O mesmo aconteceu em São José do Rio Pardo, o que levou a TUGA a realocar funcionários e dispensar alguns.

Ainda de acordo com o pesquisador Santini, só no município de São Paulo, em uma década, de 2013 a 2022, o transporte coletivo perdeu 1 bilhão de passageiros nos ônibus. Ele destaca que isso torna difícil o equilíbrio financeiro das prestadoras que, para manter as receitas com menos passageiros, precisam elevar o valor das passagem e isso, consequentemente, faz reduzir o número de passageiros.

No final do ano passado, a Prefeitura de São Paulo pediu um estudo de viabilidade para a adoção do passe livre na cidade. Assim, a capital inicia neste domingo, também, a gratuidade dos ônibus.

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