Nas últimas semanas, mais pessoas jovens têm sido vítimas da doença
O primeiro caso de Covid-19 em São José do Rio Pardo foi registrado no dia 21 de março de 2020. Completado um ano de pandemia, até a data de hoje (quinta-feira, 18 de março de 2021), já são 2663 casos positivos, enquanto outros 261 aguardam resultados de exames. Entre internações de UTI, enfermaria e isolados em casa, o total de pacientes curados chegou a 2487. Mas, além destes a cidade tem ainda os que vieram a óbito, num total de 56 (até 18 de março), sendo que a primeira vítima faleceu em 21 de maio de 2020.
O comportamento da população no enfrentamento à pandemia mudou ao longo dos meses. Passou do total isolamento de início às viagens em grupo, festas e outras aglomerações clandestinas nos primeiros meses de 2021.
A chegada da vacina aumentou a esperança para os idosos e houve ligeira mudança no perfil da população acometida pela doença, com mais jovens sofrendo contaminações, o que em parte se justifica pelo relaxamento nos cuidados de prevenção na faixa etária mais jovem.
Como resultado, em 2021 o número de jovens em óbito por conta da doença vem crescendo. Nas últimas semanas, a cidade viu desaparecer pessoas com idades de 34, 39, 40 e 46 anos. Alguns apresentavam doenças de maiores riscos, outros, completamente saudáveis.