sábado , 20 abril 2024
Início / Cidade / Casa Bom Pastor celebra seu primeiro ano de atividades

Casa Bom Pastor celebra seu primeiro ano de atividades

Nesse Mês de Outubro a Casa Bom Pastor – Lar das Crianças e Adolescentes em São José do Rio Pardo, completa seu primeiro ano de funcionamento. Segundo a instituição, “um ano de muitas lutas e vitórias”.

A Casa Bom Pastor tem a missão de acolher, amparar, abrigar e amar recém-nascidos, bebês, crianças e adolescentes até 18 anos, sete dias por semana e 24 horas por dia. Uma Casa de amor e proteção que pretende, enquanto o acolhimento for necessário, ofertar à criança e ao adolescente um ambiente e cuidados facilitadores do desenvolvimento, de modo a favorecer, dentre outros aspectos:

• Seu desenvolvimento integral;

• A superação de vivências de separação e violência;

• A apropriação e ressignificação de sua história de vida com perspectiva de futuro;

• Encaminhamentos necessários para serviços da rede (saúde, educação, assistência social, esporte, cultura e outros);

• Atividades para o desenvolvimento da autonomia; acompanhamento da situação escolar;

• Preservação e fortalecimento da convivência comunitária e das redes sociais de apoio;

• Construção de projetos de vida e preparação para ingresso no mundo do trabalho; 

• O fortalecimento da cidadania, autonomia e a inserção social. Em consonância com diretrizes nacionais e internacionais de cuidados a crianças e adolescentes em serviços de acolhimento.

O nome concedido a esta Nova Casa indica a Figura do Bom Pastor que ampara e protege. Na história da Fé Cristã esta figura do pastor é muito importante. Os Pastores eram muito comuns em Israel; eram simples e pobres, por isso os Anjos anunciaram a eles em primeiro lugar o nascimento do Menino Jesus. Ali no “Campo dos Pastores”, em Belém, ainda hoje bem conservado – eles reuniam os vários rebanhos num mesmo aprisco durante a noite, e os pastores revezavam-se nas vigílias da noite contra o lobos. De manhã – uma coisa impressionante! – cada pastor chamava as “suas” ovelhas pelo nome e só elas vinham com ele para fora do aprisco, para que ele “as levasse às águas refrescantes” e “a descansar em verdes prados” (cf. Sl 22,1ss).

E as ovelhas o seguiam, sem medo, despreocupadas, porque o pastor sabia onde, mesmo no deserto, havia água e boa pastagem. E não temiam os lobos porque mesmo que tivessem de atravessar o vale escuro, nada temeriam, porque estavam junto do pastor. “O seu cajado e o seu báculo eram o meu amparo” (Sl 22,4). E as ovelhas exclamam: “O Senhor é o meu Pastor, nada me pode faltar” (v.1). Acreditamos que no momento presente está é nossa Missão como Comunidade Deus Proverá a frente da Casa Bom Pastor!

Hoje a Casa funciona integralmente com toda a sua documentação e exigências. Nossa Equipe, com o apoio da Comunidade Deus Proverá, trabalha dia e noite com total dedicação para que tudo funcione plenamente. Uma árdua Missão, que realizamos com amor, zelo, transparência e eficácia, ou seja, da melhor forma possível, respeitando os Direitos dos acolhidos.

Bendizemos a Deus, a Comunidade Deus Proverá, Toda Equipe de Funcionários, Voluntários e Benfeitores pela vitória de celebrarmos este primeiro ano.

Confira também

Município decreta situação de emergência para enfrentamento à dengue

Medida permite que agentes de saúde ingressem em imóveis desabitados ou onde houver recusa dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *