sábado , 4 maio 2024
Início / Cidade / Carla Russo expõe obras premiadas internacionalmente
Apesar das várias obras em acervos particulares e em espaços públicos de São José, é a primeira vez que ela tem uma exposição oficial na cidade

Carla Russo expõe obras premiadas internacionalmente

Artista faz sua primeira mostra em São José, reunindo trabalhos expostos na Itália e França 

Ela acaba de receber o Título de Cidadã Rio-Pardense e a coroação dessa honraria não poderia ser de outra forma, que não exibindo seu talento na arte e a paixão pela cidade que a acolheu. A artista plástica, Carla Russo Risso, inaugurou na noite de sexta-feira (14) a sua primeira exposição oficial em São José. A mostra “Um olhar ítalo-brasileiro”, em exposição no Museu Rio-Pardense “Arsênio Frigo”, reúne trabalhos premiados internacionalmente.

Nascida em Monte Santo de Minas, Carla Adriana Aparecida Russo Risso tem uma vida dedicada a São José do Rio Pardo, onde há quase 30 anos cultiva um vasto ciclo de amizades, formou família e produziu arte. Muita arte.

Por aqui, quem visita entidades, espaços e órgãos públicos da cidade, possivelmente já viu ao menos um trabalho de Carla Russo em forma de desenhos, pinturas em tela, pinturas em porcelana, jateamento em vidros que decoram inúmeros locais.

A dedicação e a diversidade de técnicas que emprega renderam olhares além das nossas fronteiras. Assim, comercializou obras para lugares como São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Alguns de seus trabalhos em porcelana, jato de areia em vidro e ovos de avestruz, por exemplo, fazem parte do acervo do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo e até do Senado Federal, em Brasília.

E daí para mais longe, os trabalhos de Carla Russo vão ganhando prestígio e prêmios em amostras regionais e outros importantes eventos do gênero, como no Salão Pictórico (1996); 1º Salão Nacional de Artes Plásticas “Darcy Reis Rossy” – da União Nacional dos Artistas Plásticos; a Ordem do Mérito das Artes Plásticas (Grau de Cavaleiro Oficial e Comendadora); prêmios no Salão São Paulo de Artes Plásticas, além de distinções, premiações e participações em workshops e oficinas por várias cidades.

Reconhecimento além das fronteiras

Carla Russo, que iniciou nas artes ainda criança, cursou desenho e pintura aperfeiçoando suas técnicas na escola italiana, frequentando cursos em importantes centros como Accademia Europea, Accademia d’Arte – ADA e Accademia de Belas Artes de Florença.

A artista com o crítico de arte e pintor José Van Roy Dali, exibindo uma de suas obras em Milão

“Apesar de uma longa trajetória, essa é a primeira vez que vou expor oficialmente em São José, num espaço como o Museu Rio-Pardense”, destaca a artista, falando à Gazeta do Rio Pardo. Ela relembra, porém, que vários de seus trabalhos já estiveram em exibição no hall da Câmara Municipal e estão em acervos particulares pela cidade e na região.

Ela ressalta que a maioria das obras que o público poderá ver Museu Rio-Pardense, faz parte da coleção de trabalhos premiados internacionalmente, nos salões europeus dos quais tem participado, como as bienais de Florença, Roma, Milão, Veneza, na Itália, a “Mostra Paris 2017”, na França.

“É estranho a gente falar da gente mesmo, mas na Itália isso é comum, o artista fala de si, exalta seu próprio trabalho. Isso conta para os críticos de arte. Neste sentido, trouxe para cá trabalhos bastante valorizados em leilões e vários premiados em exposições importantes”, completa a artista que tem como crítico de arte e avaliador de seus trabalhos, o pintor José Van Roy Dali, filho do lendário pintor catalão, Salvador Dali.

A exposição, que tem curadoria de Cristina Maria Garcia Ribeiro de Andrade, poderá ser visitada até julho, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17 horas, com entrada franca.

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *