quarta-feira , 24 abril 2024
Início / Cidade / Aniversário de ‘Os Sertões’ na Casa Euclidiana

Aniversário de ‘Os Sertões’ na Casa Euclidiana

Aniversário de ‘Os Sertões’ na Casa Euclidiana
E Ana Paula divulga a SE 2019 com o tema relacionado ao meio ambiente

Ana Paula Lacerda, diretora de cultura e responsável pela Casa Euclidiana, lembrou que o calendário euclidiano começa anualmente dia 20 de janeiro, aniversário de Euclides da Cunha, concluindo em 2 de dezembro, aniversário do livro Os Sertões. Esta ocasião (2 de dezembro) é aproveitada para a divulgação do resultado da Maratona Intelectual Euclidiana.
No último dia 2, além dessa divulgação sobre a Maratona, aproveitou-se para também revelar o tema da Semana Euclidiana 2019: “Euclides da Cunha, pioneiro na defesa do meio ambiente no Brasil”. Como o meio ambiente é um tema atual e Euclides já criticava a falta de consciência sobre isso em sua época, a intenção é trazer para a SE 2019 um debate sobre a questão.
Ana Paula afirmou que os alunos participantes da Maratona Intelectual é que serão os futuros euclidianos. Lembrou que muitos deles não têm tantas oportunidades de participar de eventos semelhantes à Semana Euclidiana, na qual também são ministradas aulas de temas como a cidade, o país, etc.
Ela defendeu que os professores, diretores e alunos em geral participem mais dos eventos euclidianos, não só do desfile, por entender que será através deles que o movimento euclidiano terá continuidade no município. Disse que é de grande importância eles participarem da organização de toda a Semana Euclidiana, já que a intenção não é impor nada e sim acolher sugestões. “A Semana Euclidiana é para a cidade e é para a população”, assegurou.
A diretora de cultura entende que erros sempre ocorrerão na organização de eventos de vulto como a Semana Euclidiana, mas esses erros servem para aprendizagem. No tocante, porém, à SE 2018, que teve palestrantes de renome nacional e internacional, a vinda de Maurício de Souza, que atraiu milhares de pessoas na Praça da Matriz, foi, na opinião de Ana, o ponto culminante do evento.
Fim de ano
Com apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São José e o DEC estão programando vários eventos para este final de ano: teatro, dança, espetáculo da virada. “Começa agora, dia 6, com a chegada do Papai Noel, e a partir daí sempre haverá alguma novidade”, afirmou, lembrando que a programação completa já está disponível na página da Prefeitura no facebook.
FOTO

Euclidianos e simpatizantes da obra euclidiana estiveram na Casa de Cultura

Confira também

Supermercado Dia fechará suas lojas na região

Além de São José, grupo vai fechar unidades de Casa Branca, Mococa, São João, Tambaú …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *