sexta-feira , 17 janeiro 2020
Início / Cidade / Alunos de robótica irão a evento mundial

Alunos de robótica irão a evento mundial

Alunos de robótica irão a evento mundial

First Lego League será em Jundiaí e rio-pardenses se preparam desde janeiro

 

São José do Rio Pardo conta há dois anos com a Escola Super Genius School, que oferece aulas de robótica para alunos na faixa etária dos 6 ao 18 anos de idade e, em breve, terá um curso também para adultos. Hoje a robótica já está presente em várias indústrias e a preparação de profissionais para este mercado de trabalho é considerada fundamental.

Segundo o proprietário e professor da escola, Alexandre de Almeida, atualmente a robótica “está inserida em muitas profissões, mesmo aquelas que menos imaginamos, como a limpeza de um terreno”. Há empresas que realizam este trabalho com uso de robôs. “Temos robótica na medicina, na engenharia e na indústria. O aluno está sendo preparado para qualquer profissão”.

Diante da grande procura por emprego, o setor robótico vem crescendo e, segundo o professor, um bom profissional dificilmente ficará sem emprego. A escola atua na cidade desde o final de 2016 e, a partir de quando iniciou atividade, é bastante procurada pelos pais que querem uma melhor formação para seus filhos.

 

Cinco meses

Nela os alunos são preparados para o trabalho em grupo, explorando a habilidade individual de cada um, que é colocada em prol da equipe. “Temos hoje uma média de 50 alunos e o curso é dividido por temporadas, com duração de cinco meses. Em cada temporada é trabalhado um tema diferente e robôs diferentes, ou seja, não tem término o curso. Vamos trazendo aos alunos as necessidades que o mundo vai precisando e exigindo e, em cada temporada, nossos alunos vão conhecendo uma área específica da ciência e da tecnologia”, explicou Alexandre.

 

First Lego League

Outro atrativo da escola é a participação em torneios de robótica. Atualmente os alunos estão desenvolvendo um projeto para a participação no FLL (First Lego League), que é o maior torneio de robótica do mundo e que contará com representantes de mais de 80 países. A cada ano é escolhido um tema diferente a ser abordado pelos alunos.

“Baseado neste tema os alunos têm que desenvolver um robô que faça as missões, assim eles tem que trabalhar a parte mecânica, desenvolver as garras do robô e depois mostrar este trabalho para os juízes. Para a elaboração do projeto é trabalhado muito a física, a matemática e a informática, que são colocados em prática”, continua o professor.

 

Preparação

A equipe rio-pardense estará presente no evento, que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro em Jundiaí e é aberto ao público em geral. Os alunos estão se preparando para isso desde janeiro. Os melhores trabalhos serão premiados com troféus e medalhas e o melhor de todos terá o direito de participar de outros eventos, até mesmo fora do país.

Para a viagem da equipe a Jundiaí a Super Genius terá a colaboração de patrocinadores: Clínica de Terapia Crescendo, Inove Adesivos, R. Motors e Jet Incorporated. A escola fica na Avenida Nove de Julho 125.

FOTOS

Peças de Lego são montadas para funcionarem como robôs na escola

Alguns dos alunos da Super Genius irão a Jundiaí expor seus projetos

 

Confira também

Menina de 14 anos atropelada no Condomínio São José

Um atropelamento aconteceu na noite do último sábado, dia 11, no Condomínio São José. Segundo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *