terça-feira , 23 abril 2024
Início / Brasil & Mundo / Ministro promete mudar livros didáticos por “visão mais ampla” da ditadura
Ministro Ricardo Vélez/ Foto: Cleia Viana

Ministro promete mudar livros didáticos por “visão mais ampla” da ditadura

Em entrevista ao ‘Valor’, Ricardo Vélez, da Educação, diz que não ocorreu um golpe em 1964

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, segue encampando a agenda mais ideológica do Governo Jair Bolsonaro. Nesta quarta-feira, em entrevista ao jornal Valor Econômico, Vélez disse que “haverá mudanças progressivas” nos livros didáticos do país para “resgatar uma versão da história mais ampla”. Ele falava sobre a época da ditadura militar (1964-1985), que, para ele, não foi ditadura, nem fruto de um golpe em 1964.

“A história brasileira mostra que o 31 de março de 1964 foi uma decisão soberana da sociedade brasileira. Quem colocou o presidente Castelo Branco no poder não foram os quartéis”, disse o ministro ao jornal. “Foi a votação no Congresso, uma instância constitucional, quando há a ausência do presidente. Era a Constituição da época e foi seguida à risca. Houve uma mudança de tipo institucional, não foi um golpe contra a Constituição da época, não”, reforçou na entrevista. Em 1964, setores militares se sublevaram nos quartéis se articulando com setores diversos da sociedade, como empresários, lideranças religiosas e políticas, incluindo-se segmentos populares significativos. “Mas isto não significa que este movimento não tenha protagonizado um golpe de estado, rasgando a Constituição e depondo um presidente legitimamente eleito. Nem que este golpe de estado não tenha se desdobrado numa ditadura aberta”, disse o historiador Daniel Aarão Reis no ano passado ao EL PAÍS.

Segundo o ministro da Educação, que esteve ameaçado de cair na semana passada por conta das recentes confusões e demissões no Ministério, defendeu que a ditadura “foi um regime democrático de força, porque era necessário nesse momento”. Para o ministro, caberá aos historiadores fazer “a reconstituição desse passado para realmente termos consciência do que fomos, do que somos e do que seremos”. “O papel do MEC é garantir a regular distribuição do livro didático e preparar o livro didático de forma tal que as crianças possam ter a ideia verídica, real, do que foi a sua história”, disse o ministro ao jornal.

Na entrevista, o ministro ainda nega que o Ministério da Educação esteja sob “intervenção branca” após a nomeação do tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira como secretário-executivo da pasta — o segundo na hierarquia. As pressões sobre sua condução, contudo, seguem. Nesta quarta-feira, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão voltou a solicitar esclarecimentos sobre a comissão instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliar o conteúdo das questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O Inep, aliás, é comandado interinamente desde a demissão de Marcus Vinícius Rodrigues, uma das várias que ocorreram no âmbito do ministério neste ano.

No último dia 20, o Inep publicou uma portaria para instituir a comissão que deveria avaliar se questões que constam no Banco Nacional de Itens (BNI) teriam “pertinência com a realidade social, de modo a assegurar um perfil consensual do exame”. Os procuradores consideraram o propósito vago e cobraram explicações. O MEC respondeu que comissões semelhantes já foram montadas para avaliar provas anteriores, e os procuradores solicitaram os dados referentes aos trabalhos de 2016. O Ministério tem cinco dias para responder à solicitação.

 

Fonte: EL PAÍS

Confira também

UBS Central funciona até 10 da noite para atender pacientes com sintomas de dengue

Os números da dengue continuam aumentando no município. De acordo com as informações atualizadas pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *